Vida em condomínio: tudo o que você precisa saber

A vida em condomínio apresenta muitas vantagens e pode ser uma mudança bem-vinda para quem planeja trocar de lar. Mas, antes de comprar o imóvel, há regras, direitos e deveres que você precisa conhecer.

Nesse artigo, listamos todos os benefícios e informações para descobrir antes de encontrar um imóvel em condomínio. Continue a leitura e descubra tudo sobre o assunto:

Vida em condomínio: quais são as vantagens?

As principais vantagens da vida em condomínio são a segurança, as áreas de lazer, a privacidade, a valorização do imóvel e a qualidade de vida dos moradores. 

A seguir, explicamos muito mais sobre cada um desses aspectos.

Segurança

Morar em condomínio fechado é garantia de segurança para você e sua família. Além da presença de portões e sistemas de segurança, o controle de entrada pode ser realizado na portaria, por porteiros ou vigias. Por conta disso, você permanecerá mais seguro.

Para famílias com crianças ou pessoas que gostam de realizar exercícios físicos, como caminhadas ou pedalar na rua, os condomínios apresentam liberdade aliada a segurança. Assim, você pode escolher o horário que desejar para realizar suas atividades e permanecer perto de casa em todos os momentos.  

Áreas de lazer

Morar em condomínio é uma boa experiência para quem deseja ter acesso livre a áreas comuns para prática de esportes e a presença de espaços de lazer perto de casa. As áreas comuns são destinadas para que todos possam aproveitar momentos com a família e amigos, além de promover o bem-estar por meio de exercícios físicos.

Algumas das áreas de lazer habituais em condomínios são:

  • piscina;
  • academia;
  • salão de festas;
  • playground;
  • quadras de esportes.

Ressaltamos que não há uma lei ou padrão para a definição de quais são as áreas comuns de um condomínio. Por isso, é importante pesquisar quais estão disponíveis para compreender se elas atingem os seus objetivos. 

Privacidade

Apesar de apresentarem uma área privativa menor que de casas, apartamentos em condomínios podem oferecer muita privacidade e morar neste tipo de imóvel promove tranquilidade para a rotina. O acesso limitado de pessoas autorizadas, como outros moradores, amigos e família ajuda a manter a privacidade dos moradores, além de promover ambientes com menos ruídos, evitando barulhos altos como buzinas, obras e outras atividades.

Valorização do imóvel

A valorização de um imóvel depende de fatores como:

  • localização;
  • segurança;
  • acesso a áreas arborizadas;
  • presença de áreas de lazer na região;
  • acabamentos da propriedade.

Ao escolher um imóvel em condomínio que, em geral, oferece mais segurança e contato com áreas de lazer, o retorno pode ser muito vantajoso para quem deseja investir no mercado imobiliário.

Qualidade de vida

As condições favoráveis de habitação dos condomínios garantem uma boa qualidade de vida para os moradores. Diminuir as preocupações com possíveis roubos, garantir a privacidade para seguir com a sua rotina da sua maneira e praticar atividades de lazer e esportes em áreas propriamente equipadas para essa finalidade são pontos muito positivos para garantir a saúde física e psicológica.

Além disso, ser o proprietário de um imóvel que deve manter a sua valorização constante é uma segurança financeira para o seu futuro.

Saiba como é morar em condomínio fechado

A vida de quem mora em condomínio fechado pode parecer muito diferente para as pessoas que não estão habituadas a viver neste tipo de imóvel. Se esse for o seu caso, saiba que há regras para garantir um bom convívio com os vizinhos, deveres que precisam ser realizados e taxas a serem pagas. 

Se você vai morar pela primeira vez em um condomínio fechado, continue a leitura para tirar as suas dúvidas sobre como será a sua vida no novo imóvel!

Direitos e deveres dos moradores de condomínio

Os principais direitos e deveres dos moradores estão descritos no Código Civil e na Lei de Condomínios. 

Em relação aos direitos, todos os moradores podem:

  • usufruir das áreas comuns;
  • participar e votar nas convenções de condomínio;
  • dispor seu imóvel, caso deseje, para locação;
  • candidatar-se como síndico;
  • providenciar reformas urgentes;
  • convocar convenções.

Em relação aos deveres, os moradores:

  • precisam fazer o pagamento de multas em caso de desrespeito das normas;
  • devem arcar com as despesas condominiais, incluindo a taxa de condomínio;
  • precisam seguir as normas estabelecidas pela convenção;
  • têm de contribuir para o pagamento do fundo de reserva, caso estabelecido.

Regras para morar em condomínio fechado

Em relação às regras para morar em condomínio fechado, a Lei propõe que, além de seguir os direitos e deveres acima, os condomínios podem criar o seu próprio regulamento.

A convenção — documento com todas as normas do condomínio — deve ser escrita ou alterada por, pelo menos, ⅔ da integralidade dos condomínios. Por isso, todos podem sugerir as regras que desejam incluir para garantir que as peculiaridades de cada condomínio sejam inclusas.

Entre as normas mais comuns estão:

  • como deve ser realizado o descarte do lixo;
  • definição de horários e dias adequados para mudança;
  • horários para fazer barulho;
  • limites de velocidade na garagem.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como funciona a administração condominial. Além da presença de um síndico ou de uma imobiliária responsável pela administração, as regras são essenciais para garantir que todos os moradores cumpram seus deveres, mas também tenham seus direitos garantidos.

A definição de normas assegura que todos sejam tratados de forma igualitária e contribuam com o coletivo. 

Leia também: Qual o papel do síndico: entenda as funções desse profissional

Quanto custa morar em condomínio fechado?

Morar em condomínio fechado exige pagar algumas taxas. Confira a lista a seguir:

  • taxa de condomínio: cobrada para arcar com custos como iluminação, limpeza, jardinagem etc;
  • Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU): responsabilidade da pessoa residente do imóvel. A cobrança é feita anualmente e pode ser parcelada;
  • fundo de reserva de condomínio: quando implementado, a poupança atua como uma garantia de caixa em casos de emergência;
  • taxas extras: podem ser cobradas dos moradores para garantir o bom funcionamento do condomínio, como para manutenção de algum equipamento, por exemplo;
  • despesas extraordinárias: os custos são referentes a grandes manutenções do condomínio, como reparos elétricos e hidráulicos.

Vale a pena morar em condomínio fechado?

Sim, para quem busca por segurança e acesso ilimitado a áreas de lazer próximas de casa, vale a pena morar em condomínio. Porém, antes de realizar a mudança, é preciso destacar que os moradores precisam seguir as regras de convivência, compartilhar as áreas comuns e participar de procedimentos que garantam o bem-estar de todos.

Com a presença de uma portaria, a entrada de visitantes e familiares é limitada, o que é um ponto positivo para quem busca por privacidade. No entanto, esses sistemas também podem causar desconforto para pessoas que não estão acostumadas.

Quem mora em condomínio também precisa seguir as regras estabelecidas para respeitar a individualidade de cada morador, além de estar preparado para compartilhar as áreas comuns.

Para aprimorar a experiência de morar neste tipo de imóvel, os moradores podem optar pela contratação de uma administradora para resolver problemas com praticidade e gerenciar o condomínio. 

Em Itapetininga, uma empresa destaque neste ramo é a Franciosi Administração de Condomínios e Associações, oferecendo serviços de assessoria financeira, administrativa, legal e preventiva para solucionar os principais problemas dos condomínios da cidade e prestar todo o suporte necessário para garantir o bem-estar dos moradores. 

More em um condomínio em Itapetininga!

Chegou a hora de encontrar o condomínio ideal para morar? Itapetininga é uma cidade no interior de São Paulo com o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) em 0,763, considerado bom. A métrica é usada para representar a qualidade de vida dos moradores de uma cidade, muito usada como parâmetro para decidir onde morar no Brasil. 

Se você deseja morar em uma cidade que possibilite o seu bem-estar, chegou a hora de encontrar um imóvel em condomínio em Itapetininga. 

O The Club possui uma localização privilegiada em Itapê, oferecendo praticidade para acessar os principais comércios e serviços necessários para o seu dia a dia. O lançamento também está próximo de áreas verdes e possui mais de 10 áreas comuns completas, tudo para garantir o seu conforto e tranquilidade. 

Confira o lançamento com exclusividade de vendas da Franciosi Imóveis e garanta a sua oportunidade de morar bem em Itapê!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *