Ilustração de uma casa, com uma placa de "aluga-se" no quintal.

Descubra como funciona para colocar um imóvel na imobiliária para alugar

Quer saber tudo sobre como funciona para colocar um imóvel na imobiliária para alugar? Esse tipo de negócio tem muitas vantagens para o proprietário do imóvel, além de evitar conflitos com o inquilino e o imóvel durante o processo de locação. 

Se você deseja alugar o seu imóvel com tranquilidade, seguir o processo com a ajuda de uma imobiliária especializada é o caminho correto. Neste artigo, você lerá sobre:

Como funciona para colocar um imóvel na imobiliária para alugar: passo a passo

A imobiliária ficará responsável pela comunicação entre o inquilino e o proprietário do imóvel, além de inúmeros processos durante a locação. 

A seguir, te mostramos um passo a passo de como funciona para anunciar o seu imóvel com uma imobiliária.

Encontre uma imobiliária de confiança

A primeira etapa para colocar um imóvel na imobiliária para alugar é escolher uma empresa de confiança. A imobiliária ficará responsável por todo o processo de locação do imóvel, desde a escolha do profissional que irá realizar a vistoria do imóvel, a divulgação, a preservação do relacionamento entre proprietário e o inquilino, e a resolução de possíveis problemas durante a locação.

Por isso, escolher a imobiliária correta para anunciar o imóvel garante a boa administração do seu imóvel. Reunimos algumas dicas que você precisa saber para escolher a imobiliária certa.

  • veja quais imobiliárias da cidade possuem placas pela cidade para divulgar a marca e os imóveis;
  • verifique se a imobiliária realiza a divulgação dos imóveis em portais imobiliários e redes sociais;
  • procure uma imobiliária que possua experiência no mercado imobiliário e entenda de todos os processos;
  • pesquise se a imobiliária oferece suporte de serviços como assessoria jurídica.

Divulgação do imóvel

Após escolher a imobiliária, ela deve selecionar um profissional responsável para conhecer o seu imóvel e coletar os materiais necessários para a divulgação. Nessa etapa, serão realizadas fotos para apresentar as principais qualidades do imóvel, como os cômodos, espaço na garagem, a vista das janelas, os acabamentos etc.

Além disso, uma boa descrição deve destacar as principais características para atrair pessoas que realmente buscam por um imóvel como o seu. 

Organize o imóvel para as visitas

Antes de alugar um imóvel, os futuros inquilinos precisam realizar uma visita ao imóvel para entender se ele é a opção correta. Por isso, o proprietário pode prepará-lo para destacar as melhores qualidades e mostrar todo o seu potencial. 

Vistoria do imóvel

Antes da entrega das chaves para os novos inquilinos, a imobiliária deve realizar uma vistoria do imóvel. Essa etapa oferece uma referência de como está a propriedade antes de ser entregue para a locação. 

Assim, é garantido que o inquilino receberá um imóvel com condições adequadas para morar e que, caso aconteçam danos durante o uso, a imobiliária consiga apresentar orientações para reformas e manutenções.

Assine o contrato de locação

Após aprovado na vistoria, o imóvel está liberado para ser alugado. O proprietário e o inquilino devem assinar o contrato de locação, que deve ser disponibilizado pela imobiliária, com todas as informações necessárias para garantir a legalidade e segurança de ambas as partes.

Após a assinatura do contrato, o inquilino pode realizar a mudança para o seu novo lar. 

O que a imobiliária pode cobrar do locador? 

A imobiliária pode cobrar do locador do imóvel a taxa de intermediação, assim como pagamento de custos durante o processo de locação, como despesas extraordinárias e Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).

O primeiro aluguel é da imobiliária?

Em geral, 30% a 100% do valor do primeiro aluguel do imóvel é direcionado para a imobiliária, variando de acordo com a empresa. Essa cobrança é destinada para quitar a taxa de intermediação da empresa e o investimento realizado para garantir a locação mais rápida do imóvel. 

A taxa é usada para custos de produção de fotos profissionais, além do investimento em divulgação em meios offline, como placas, e online, com anúncios nas redes sociais e outras plataformas. 

Como funciona o aluguel por imobiliária?

Caso o proprietário disponibilize seu imóvel para ser alugado com o auxílio de uma imobiliária, a empresa deve agir como uma intermediária na relação entre o inquilino e o proprietário do imóvel, além de prestar apoio jurídico e consultivo.

No começo do processo, a imobiliária deve disponibilizar os meios de divulgação que possui para garantir a locação do imóvel. Mesmo após o sucesso em assinar o contrato, o proprietário e o inquilino ainda terão auxílio para solucionar eventuais problemas e manutenções durante o processo. 

Vantagens de colocar um imóvel na imobiliária

Muitas pessoas ainda se perguntam se vale a pena contratar uma imobiliária. É preciso destacar que as vantagens de colocar um imóvel na imobiliária são muitas e asseguram o inquilino e o proprietário durante a locação. 

Reunimos todas as vantagens de colocar o imóvel na imobiliária a seguir:

  • fotografia profissionais do imóvel;
  • marketing especializado para a divulgação do imóvel;
  • anúncios em múltiplos canais;
  • garantia de aluguel;
  • agilidade na locação;
  • vistorias com empresa especializada;
  • equipe capacitada;
  • assessoria jurídica durante a locação;
  • elaboração de documentos;
  • economia de tempo e dinheiro para conseguir alugar;
  • experiência no mercado imobiliário;
  • atendimento especializado ao inquilino;
  • solução de problemas e dúvidas do inquilino.

Anuncie seu imóvel sem burocracias com a Franciosi Imóveis

Com mais de 40 anos de atuação no mercado imobiliário de Itapetininga, os processos para a locação de imóveis da Franciosi são otimizados para que proprietários e inquilinos evitem burocracias. 

Quer ter o seu imóvel divulgado em redes sociais e sites especializados, além de todo o suporte de profissionais especialistas em locação? Conte com a nossa equipe!

Homem com barba e cabelos escuros pesquisando imóveis em um computador. O texto à esquerda diz "Quero anunciar sem burocracias: Saiba como".

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *