Mulher em frente a um computador em uma mesa em um escritório em casa.

Como Montar Um Home Office? 

O home office já é uma realidade em várias empresas brasileiras, uma vez que esse formato de trabalho possibilita inúmeros benefícios, como a liberdade de horários e a fuga de deslocamentos demorados, aumentando a produtividade e a felicidade no trabalho. Por isso, é ideal que o escritório em casa seja montado para garantir sua qualidade de vida. Se você quer ter isso, aprenda como montar um home office perfeito. 

Para isso, você terá que escolher bem o ambiente, os móveis e a iluminação que você usará no seu local de trabalho, para priorizar, acima de tudo, sua saúde e bem-estar.

Neste artigo, você encontrará:

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

Benefícios do home office

O Home office possibilitou muitos benefícios, as pessoas escolhem esse formato de trabalho para ter mais qualidade de vida na rotina, já que ele possibilita uma flexibilidade de horários maior e evita o estresse no trânsito, principalmente se você mora longe do local de trabalho. 

Outro ponto positivo é poder estar mais próximo da família no dia a dia, uma vez que o home office proporciona mais interação com as pessoas que moram conosco e isso é fundamental para o bem-estar. Além disso, a praticidade de poder trabalhar em casa é um dos principais fatores que tornam o home office uma alternativa muito procurada pelas pessoas. 

Esses benefícios aumentam a produtividade e a felicidade no trabalho. Por isso, ter um cantinho bem estruturado para trabalhar em casa faz total diferença em nossa organização. 

Confira 5 dicas de como montar um home office

Se você quer que seu espaço de trabalho em casa seja aconchegante e ajude a melhorar sua concentração e produtividade, gostará de conhecer algumas dicas e inspirações para montar um home office perfeito. 

1. Escolha o ambiente com calma

O primeiro passo para montar seu home office é escolher o melhor ambiente para trabalhar. O ideal é optar pelo lugar onde você terá o mínimo de distrações, sem abrir mão do conforto.

Prefira os ambientes mais reclusos e tranquilos, em que poucas pessoas passam e conversam, pois assim você evitará distrações no período de expediente. Você pode optar por aquele famoso quarto da bagunça ou até mesmo o quarto de hóspedes, por serem ambientes mais reservados, podem ser transformados em um local ideal para o home office.

Outra possibilidade é utilizar um cantinho da sua sala de estar. Mesmo sendo um lugar que os moradores da casa passam com mais frequência, é uma opção e pode virar um excelente espaço para o home office. Vale a pena avisar quem mora com você sobre os seus horários de expediente e reuniões, o que  facilita para que  todos os moradores da casa saibam a sua rotina de trabalho e evitem conversas muito altas. 

Sala de estar com sofás e paredes escuras. Há uma mesa de escritório a esquerda com alguns objetos, como vasos de plantas, livros e luminária.

2. Invista em bons móveis e acessórios ergonômicos

O segundo passo para montar o home office perfeito é escolher bons móveis e acessórios ergonômicos para o seu dia a dia de trabalho. Além de pensar na estética dos móveis, é essencial focar na funcionalidade, ou seja, eles precisam ser duradouros e contribuir para sua saúde no trabalho. 

Por isso, opte por cadeiras confortáveis, mouse pad com descanso para o punho, descanso para pés, suporte para notebooks, mesa do tamanho adequado e até mesmo monitores com iluminação ajustável para evitar o cansaço dos olhos. 

Investir em bons móveis e acessórios faz toda a diferença na sua qualidade de vida, conforto e saúde no dia a dia de trabalho.

Móveis para home office em um quarto pequeno de uma casa. Há uma mesa com um computador, bloco de anotações e um vaso de planta, assim como uma cadeira.

3. Iluminação do ambiente

É fundamental pensar na iluminação na hora de montar o seu home office. O ideal é que o ambiente conte com boa luz natural, para que você possa trabalhar com tranquilidade, sem forçar a sua visão. 

Porém, para quem não tem essa possibilidade, o ideal é recorrer às luzes artificiais. Você pode optar pelas lâmpadas brancas, também conhecidas como luzes frias, pois elas são luzes estimulantes e, por esse motivo, ajudam a aumentar o seu foco durante o período de trabalho, deixando aquela sensação de estar mais atento às tarefas. Essas luzes podem ser instaladas no teto do seu ambiente de trabalho.

Outra ideia é utilizar luminárias para agregar no ambiente, uma excelente opção para quem trabalha no período noturno ou até mesmo para reforçar a iluminação nos dias mais nublados. Vale a pena optar pelas luminárias com as lâmpadas brancas, por conta do benefício de proporcionar mais foco no trabalho.  

Homem apontando para um computador em uma mesa.

4. Mantenha a organização

Após decidir o ambiente, escolher os móveis e dar uma conferida na iluminação, o próximo passo é manter a organização do local. Evite acumular papéis e objetos desnecessários para o seu dia a dia. 

Por isso, vale a pena investir em gaveteiros, caixas organizadoras e prateleiras para o seu home office, além de reservar um dia da semana para limpar o ambiente. Assim, você poderá deixar em evidência apenas o que for essencial para sua rotina de trabalhos.    

Um escritório home office organizado contribui para aumentar sua produtividade, pois consegue diminuir distrações. 

5. Lembre-se da sua saúde

Na hora de montar o seu home office, é fundamental pensar na sua saúde. Escolha o ambiente, os móveis e a iluminação que vão contribuir com a sua qualidade de vida. 

Além disso, não se esqueça de dedicar alguns minutos do dia para um bom alongamento, faça pausas, beba água e certifique-se de que está usando da maneira correta os acessórios ergonômicos.

Mulher se alongando em um escritório em casa. Há estantes com livros e plantas no fundo, uma mesa com um computador e vasos de plantas e grandes janelas.

Monte uma área de descompressão

Trabalhar em casa pode trazer algumas tensões no decorrer do dia. Por isso, vale a pena montar uma área de descompressão, ou seja, aquele cantinho para descansar por alguns minutos e fazer pausas na rotina. 

Pode ser um lugar no seu próprio home office ou em outro ambiente da casa, como sala, quarto e até mesmo o quintal ou a varanda. A ideia é que seja um ambiente para tomar um café, ou apenas um lugar ventilado para um momento de leitura. 

Uma mulher jovem mordendo uma torrada na cozinha. Ela está apoiada em uma mesa, onde há copos com bebidas e outras comidas.

Gostou das dicas de como montar um home office? Agora, você poderá usar a sua criatividade para deixar esse ambiente personalizado e preparado para sua rotina. Se você gosta de conteúdos sobre dicas e decoração, gostará de ler o nosso artigo de decoração para apartamentos pequenos, um conteúdo completo e exclusivo. 

E quando o trabalho é de forma híbrida?

É importante ressaltar que, além do trabalho home office, o trabalho híbrido e até mesmo o presencial, podem ser realidades em muitas empresas. 

Esse modelo também conta com diversos benefícios, como a interação no ambiente da empresa e com os colegas de trabalho, além de uma boa otimização do tempo.

Se esse é o seu caso, vale a pena levar algumas dicas do home office para a rotina no presencial, um exemplo é avaliar seus acessórios ergonômicos, eles também devem fazer parte da sua rotina, como suportes para notebooks, mouse pad com descanso para o punho e cadeira confortável. 

Além disso, é essencial manter a organização na sua mesa de trabalho, evitando papéis e objetos desnecessários para o dia a dia, ideal para melhorar a produtividade e evitar distrações. 

Independente da sua forma de trabalho, é fundamental priorizar a sua saúde e qualidade de vida na rotina. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *