Dicas De Decoração Para Apartamento Pequeno

A decoração de um imóvel é essencial para que ele se torne um verdadeiro lar, mas se você mora ou está pensando em se mudar para um apartamento pequeno, é normal ficar na dúvida sobre como decorar os ambientes. Por isso, separamos algumas dicas de decoração para apartamento pequeno, que vão desde móveis funcionais até a iluminação ideal para usar nos cômodos. 

São inspirações para ajudar a deixar o imóvel aconchegante e repleto de personalidade. Então já pegue a caneta e o papel para anotar as dicas!

Como decorar um apartamento pequeno?

A decoração para apartamento é uma ótima forma de deixar o imóvel ainda mais lindo e personalizado, mas para decorar um apartamento pequeno é necessário focar em alguns detalhes específicos, como as cores das paredes, os objetos decorativos e uma boa iluminação. 

Aposte em tons claros

Escolher cores claras para apartamentos pequenos é uma boa opção para proporcionar sensação de amplitude aos ambientes. Mas calma, isso não quer dizer que você precise deixar todas as paredes brancas! É interessante misturar os tons de branco com cores mais agradáveis, de nuances mais claras. O ideal é aplicar as cores na base da decoração, ou seja, pintando paredes estratégicas nos cômodos e escolhendo pisos de cores mais claras. 

Cores mais indicadas para pintar um apartamento pequeno

As cores mais indicadas para decorar apartamentos pequenos são o branco, bege, cinza claro e azul claro, além de cores em tom pastel, que tragam a sensação de amplitude para o imóvel.

Ambiente com cores claras em apartamento pequeno

Móveis funcionais na decoração

É interessante pensar em móveis compactos e multifuncionais, já que eles auxiliam na organização do apartamento, deixando o ambiente mais clean. Um exemplo disso são os móveis verticalizados ou aéreos, pois com eles é possível aproveitar todo o espaço que o apartamento tem a oferecer.

Nesse caso, é interessante apostar em nichos, prateleiras, racks e armários que agreguem funcionalidade. Outras possibilidades são camas com espaço para guardar objetos, sofás dobráveis e balcões-divisórias. 

Espelhos na decoração

Os espelhos são os principais aliados para decoração de um apartamento pequeno. Quando colocados nos pontos certos do imóvel, conseguem dobrar a sensação de amplitude, fazendo com que o apartamento pareça maior do que realmente é. 

Para conseguir esse efeito, você pode colocá-los em uma parede que reflita um cômodo ou em corredores da sala, refletindo o sofá e a televisão. A mesma sensação pode acontecer nos quartos, com espelhos em guarda-roupas e nas paredes do ambiente.  

Espelho emoldurado encostado na parede sendo utilizado como objeto de decoração

Iluminação para apartamentos pequenos

A iluminação é muito importante na decoração para apartamentos pequenos, pois a luz valoriza os espaços. Porém, é essencial planejar qual utilizar no imóvel, pois existem diferenças nas sensações que luzes brancas, amarelas e naturais transmitem.

  • luz branca: é uma luz fria, ideal para cozinhas, banheiros, escritórios, ambientes de home office e lavanderias, pois proporciona mais visibilidade;
  • luz amarela: por ser mais quente, proporciona aconchego para o ambiente e é ideal para salas e quartos.

Em apartamentos pequenos, uma boa dica é ter interruptores em que se possa escolher qual luz usar, pois muitos cômodos são integrados. Por exemplo, se no quarto há um ambiente para home office, vale a pena utilizar a luz branca centralizada para os momentos de trabalho e a amarela nos cantos, para o momento de descanso. 

Ambiente com luz amarela em apartamento pequeno

A luz natural é ideal para dar vida aos ambientes, podendo ser utilizada durante o dia, iluminando salas e quartos através da janela. Também é a melhor opção para ambientes externos, como varandas ou áreas de serviço.

Por isso, é importante pensar qual parte do apartamento você quer que conte com mais luz natural na hora da decoração. 

O apartamento pequeno ideal para você

Essas são dicas simples para a decoração de apartamentos pequenos. Com organização e prioridades bem definidas, é possível deixar ambientes pequenos repletos de aconchego e personalidade. 

Se você está procurando um apartamento pequeno, ideal para o seu estilo de vida, agora é o momento certo para encontrar o imóvel perfeito. Converse com a equipe da Franciosi, somos especialistas no mercado imobiliário de Itapetininga e podemos te auxiliar nesse objetivo. 

Leia também: casa e construção: como construir a casa dos sonhos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *