Mulher regando plantas em uma sala bem iluminada.

Conheça 6 Plantas Para Dentro De Casa e Como Cultivá-las

Ama plantas, mas não tem espaço para cultivar um jardim em sua casa? Então este artigo é para você. Existem algumas espécies de plantas que se adaptam em ambientes fechados e lugares com meia-sombra, como salas, escritórios e áreas internas.

Para te ajudar, separamos algumas plantas ideais para manter dentro de casa, além de dicas de como cultivá-las para o seu lar ficar ainda mais charmoso. 

Neste artigo, você encontrará:

Plantas para ambientes internos

Muitas plantas se desenvolvem bem quando colocadas à meia-sombra e em vasos dentro de casa. Elas acabam não precisando de luz direta e são as melhores opções para manter em ambientes internos, conheça algumas opções:  

Orquídea

A orquídea é uma das principais flores para decorar dentro de casa. A planta traz cor e leveza para os ambientes em que está, com grande destaque quando fica em salas e mesas de centro. 

Essa planta se adapta bem em ambientes com meia-sombra e deve ser regada duas vezes na semana, de preferência pela manhã. A quantidade de água varia conforme o tamanho da planta e o vaso em que está inserida.

 Em relação à adubação, podem ser adicionados a cada três ou quatro meses.

Orquídea branca em um vaso prateado próximo a um espelho.

Samambaia

A samambaia é uma das plantas mais conhecida pelos brasileiros, com suas lindas e volumosas folhas verdes, sendo ideal para cultivar em ambientes altos, como estantes, prateleiras ou em vasos suspensos.

Ela se adapta bem em ambientes com luz indireta ou com meia-sombra, porém não é indicada para ambientes que recebam muito vento. O ideal é que seja regada de duas a três vezes na semana e uma dica é borrifar um pouco de água nas folhas da planta também. 

Recomenda-se que a adubação seja feita com frequência, podendo ser feita com cálcio.

Samambaia pendurada no teto de uma sala de estar. Há quadros encostados na parede e um sofá amarelo próximo a planta.

Bromélias 

A bromélia é uma das espécies mais indicadas para deixar a decoração do lar ainda mais bonita. A planta tem flores coloridas e, apesar de se dar bem em jardins, também se adapta em vasos dentro de casa, de preferência em ambientes próximos às janelas. 

Em regiões mais úmidas, o ideal é que regue a planta duas vezes por semana, mas se você mora em um ambiente mais quente, o ideal é de três a quatro vezes na semana.

A adubação deve ser realizada com frequência, utilizando misturas de terra, areia e fibra de coco. 

Bromélia rosa em uma vaso.

Suculentas

São as plantas mais fáceis de manter dentro de casa e perfeitas para quem tem pouco tempo para cuidar de plantas, mas deseja deixar o lar mais verde. As suculentas têm diferentes formatos e tamanhos, agradando todos os gostos. 

São plantas que não precisam de muita água, devendo regá-las uma vez por semana em dias quentes e duas vezes por mês nas estações frias. Além disso, é importante que a planta receba, pelo menos, quatro horas diárias de luz natural. 

A suculenta é uma planta que não precisa de adubação frequente.

Pequenos vasos em uma mesa com suculentas verdes.

Espada de São Jorge

A espada de São Jorge é conhecida por ajudar a purificar a energia do ar, além de ser uma planta resistente e elegante, que se adapta bem em vasos e ambientes à meia-sombra ou com sol direto. 

A rega deve ser feita com frequência, mas somente quando o solo estiver seco, recomenda-se uma vez a cada 10 dias. Já a adubação deve ser realizada uma ou duas vezes no ano, para garantir nutrientes à planta. 

Vasos brancos com espadas de São Jorge em cima de uma mesa.

Árvore-da-felicidade

A árvore-da-felicidade é uma planta com origens orientais, é delicada e, de acordo com tradições, se for um presente traz fortuna para o lar. Por isso, é comum que pessoas ganhem a planta quando estão de mudança para uma casa nova. 

É uma espécie que adora luminosidade e água, mas deve ser mantida longe de luz direta ou muito calor. O ideal é que seja regada três vezes por semana, e que a adubação seja feita uma vez na semana para manter a planta saudável. 

árvore-da-felicidade em um vaso.

Como cultivar plantas dentro de casa?

 Cada planta tem sua especificidade, mas de maneira geral as principais dicas são: 

  • Escolha a planta que mais se adapta ao seu imóvel, faça uma análise rápida de onde e por quanto tempo bate sol em determinados pontos da casa;
  • Fique de olho na terra que a planta está inserida e troque os vasos sempre que necessário;
  • Preste atenção ao tempo de regas e adubação, isso irá garantir que sua planta fique bonita e saudável.

Benefícios de cultivar plantas em casa

Cultivar plantas dentro de casa possibilita diversos benefícios, muitas delas auxiliam na saúde dos moradores, pois conseguem eliminar toxinas presentes no ar, melhorando a respiração e a qualidade de vida das pessoas que moram ou frequentam o ambiente.  

Além disso, contribuem para a decoração da residência, deixando os ambientes mais frescos, purificados e cheios de vida. Inclusive, as plantas são uma ótima opção para quem deseja decorar um apartamento pequeno, pois deixam o lar repleto de personalidade, sem ocupar muito espaço nos ambientes. Escolhendo as plantas certas e tendo pequenos cuidados, você deixa seu lar ainda mais belo! 

Quer saber mais sobre decoração? Confira nosso artigo sobre como decorar um apartamento pequeno e conheça dicas incríveis: decoração para apartamentos pequenos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *