O bolinho de frango de Itapetininga é uma iguaria típica da nossa cidade. Todos que provam, amam! Por isso, contamos um pouquinho nesse blog a história e importância desse prato tradicional e uma receita deliciosa para você fazer e degustar em casa.
Neste texto, você encontra:
Bolinho de frango de Itapetininga: história
Receita: bolinho de frango de Itapetininga
Itapetininga, São Paulo: uma cidade cheia de história
Bolinho de frango de Itapetininga: história
A história do surgimento do bolinho de frango não é muito clara, tendo duas possíveis origens.
A primeira opção é a de que o bolinho foi criado pelo Senhor Paulino, pai de dona Antônia Deoclécia Freitas, da cidade de São Miguel Arcanjo. Quando o pai faleceu, Deoclécia se mudou com a família para o bairro Gramadinho, em Itapetininga, onde começou a vender os bolinhos que aprendeu a fazer.
Já uma segunda versão diz que a receita foi criada há mais de cem anos por uma mulher conhecida como dona Cuta, que tinha um bar que lotava com viajantes que se encantavam com a receita e compartilhavam a descoberta com conhecidos que visitavam a cidade para provar o bolinho.
Independente da versão, o fato é que a receita é originária do Sudoeste Paulista caipira e hoje é símbolo de Itapetininga.
Bolinho de frango: tradicional de Itapetininga
Muito encontrado em diversos locais da cidade, como em lanchonetes, barraquinhas, bares, padarias, quermesses, nas festas tradicionais e até em comércios na beira da estrada, o bolinho de frango de Itapetininga faz parte da identidade da cidade.
Tradicionalmente, ele é feito à base de farinha de milho, modelado em formato oval, e recheado com frango cozido, desfiado e refogado, sendo frito em óleo quente.
Contudo, existem variações da receita original que adicionam batata cozida à massa. Além disso, é possível preparar a receita tanto com frango de granja quanto com frango caipira.
Patrimônio cultural de Itapetininga
O bolinho de frango de Itapetininga foi declarado como patrimônio cultural da cidade sob a Lei nº 4.982 de 3 de outubro de 2005, tanta é a paixão dos itapetinganos pelo seu prato típico!
Receita: bolinho de frango de Itapetininga
Delicioso de saborear, o famoso bolinho de frango de Itapetininga tem uma receita super fácil de preparar. Confira os ingredientes e faça você mesmo(a)!
Tempo de preparo: 90 minutos.
Rendimento: cerca de 40 bolinhos (dependendo do tamanho).
Ingredientes:
- 1 kg de farinha de milho amarela.
- 2 ovos.
- 1 e 1/2 copo de polvilho azedo.
- 1 kg de peito de frango.
- 3 litros de água
- 6 tabletes de caldo de galinha ou caldo de galinha natural a gosto.
- Cheiro verde, sal, alho e cebola a gosto.
Como fazer bolinho de frango de Itapetininga: modo de preparo
Após separar os ingredientes, basta seguir o passo a passo a seguir:
Modo de preparo do recheio:
- Cozinhe em fogo alto o peito de frango com sal, alho, cebola e o caldo de galinha nos 2 litros de água, até ficar macio.
- Depois de pronto, retire o frango da panela para esfriar.
- Acrescente um litro de água na panela até o caldo ferver. Reserve até ficar morno para utilizar na massa.
- Desfie o peito de frango já cozido para o recheio.
Modo de preparo da massa:
- Umedeça a farinha de milho com um copo de água em temperatura ambiente. Adicione cheiro verde. Coloque o caldo de frango reservado aos poucos e misture, por cerca de 10 minutos, até conseguir a consistência de uma massa.
- Em outro recipiente, coloque os ovos, o polvilho azedo e um pouco de água. Mexa bem.
- Junte essa mistura à massa de farinha de milho. A massa deve ficar firme na colher. Você pode regular esse ponto com o restante do caldo de frango, se precisar.
- Monte os bolinhos colocando a massa em uma concha, adicionando o frango no meio e fechando com a massa por cima. Dica: não precisa deixar os bolinhos perfeitamente lisos, os irregulares ficam mais crocantes!
- Frite no fogo alto, até que eles fiquem com uma cor entre um amarelo escuro e laranja.
- Pronto! Deguste quentinho com os molhos de sua preferência.
Dica: os bolinhos crus podem ficar três dias na geladeira ou podem ser mantidos congelados por seis meses.
Itapetininga, São Paulo: uma cidade cheia de história
O bolinho de frango é delicioso, mas Itapetininga tem muito mais história para contar! Nascida na esteira do tropeirismo, a cidade do interior de São Paulo também é muito conhecida por ser Terra das Escolas, tem diversos patrimônios históricos e inclusive toda uma história por trás de seu nome e uma “briga” por seu estabelecimento como vila. Quer saber mais sobre essa trajetória toda? Então clique aqui para acessar o blog especial que preparamos com a história de Itapetininga.
Leia também: Itapetininga, São Paulo: como é morar e o que fazer para curtir a cidade