Catedral das Nossas Senhoras dos Prazeres, com ruas movimentadas ao lado.

Conheça a história de Itapetininga (SP): descubra a origem da nossa cidade

A história de Itapetininga (SP) é muito rica e importante para o crescimento da comunidade local e história do Brasil. Tendo se desenvolvido na esteira do tropeirismo, a cidade continua rumo ao desenvolvimento até hoje, com importantes conquistas em diversas áreas, como infraestrutura, econômica, educativa, na saúde, entre outras.

Pensando nisso, resolvemos trazer no nosso blog a história de como tudo começou e se desenvolveu, da época dos tropeiros, aos patrimônios históricos que contam sobre seu desenvolvimento e seu papel na educação como Terra das Escolas. Confira o que vamos abordar:

  • Qual a origem de Itapetininga
  • Porque a cidade de Itapetininga recebeu esse nome
  • O patrimônio histórico de Itapetininga
  • Itapetininga: Terra das Escolas
  • Onde fica Itapetininga
  • Como é morar em Itapetininga (SP)
  • O papel da Franciosi Imóveis na história de Itapetininga

Qual a história de Itapetininga?

Bairro de Itapetininga de dia

Itapetininga foi uma cidade importante para a história do tropeirismo. Antes de se tornar de fato uma cidade, o local era ponto de descanso dos tropeiros. Era aqui que eles montavam arraiais e ranchos para descanso antes de continuarem rumo ao Sul do Brasil.

Foi em 1724 que o primeiro núcleo de tropeiros se firmou na região, pois os viajantes descobriram que a terra aqui era fértil para plantio e o pasto era abundante para a criação de animais. Além da terra rica, a proximidade com a vila de Sorocaba – 12 léguas que correspondiam a uma jornada de tropa solta – faziam do local um ponto ideal para criar uma parada.

Mas foi apenas lá por 1760 que, liderados por Domingos José Vieira, um grupo de portugueses criou seu primeiro núcleo, onde hoje é o bairro do Porto, e um segundo em um local mais alto cercado por dois riachos.

Nesse momento, começou uma briga entre dois núcleos próximos que queriam subir para a classificação de vila. Então, em 17 de abril, Simão Barbosa Franco foi nomeado para administrar o povo e escolheu o núcleo de Domingos como principal por conta de uma mula presenteada a Simão, de acordo com historiadores. Soma-se a lista de fundadores históricos, além de Simão e Domingos, Salvador de Oliveira Lima, de Itu, conhecido como “Sarutaya”, pois ele foi o segundo capitão-mor de Itapetininga após Domingos José Vieira.

Quantos anos tem Itapetininga?

Foi em 5 de novembro de 1770 que uma missa celebrada pelo padre Inácio de Araújo Ferreira, vigário da nova paróquia, marcou a criação oficial da Vila de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga. A data marca o aniversário de Itapetininga, que completará 252 anos em 2022.

Porém, foi apenas em 1852 que ocorreu a emancipação da vila de Itapetininga, por conta da Lei nº 11 que concedia autonomia judiciária à comarca de Itapetininga e em 13 de março de 1855 que, a até então vila, se tornou oficialmente uma cidade, chamada apenas de Itapetininga.

Por que a cidade de Itapetininga recebeu esse nome?

O significado de Itapetininga pode ter algumas interpretações. Alguns estudos filológicos (estudo da linguagem) mostram três possíveis significados diferentes para o nome da cidade que referenciam uma origem na linguagem indígena tupi-guarani:

  • Itáapé-tininga = caminho das pedras secas ou caminho seco das pedras;
  • Itape-tininga = pedra chata, laje ou lajeado seco;
  • Itá-pe-tininga = na pedra seca.

Contudo, na opinião de filologistas que estudaram a etimologia, o significado de Itapetininga é laje seca ou enxuta, pois Itape é uma junção de Itapebe (pedra chata, rasa ou plana) e tininga (seco, seca ou enxuta).

O patrimônio histórico de Itapetininga

Paço Municipal Joaquim Aleixo Machado, em Itapetininga

Além da rica história de fundação, o patrimônio histórico de Itapetininga também é muito valioso. Afinal, as antigas construções ainda preservadas guardam muito da história da cidade. Entre elas, temos algumas que se destacam:

  • Clube Venâncio Ayres: inaugurado em 1888, foi reformado várias vezes e evoluiu com o passar dos anos, devido a necessidade de um lugar de lazer para a população.
  • Centro Cultural e Histórico Municipal Basílio Ayres Aguirre: o prédio hoje é um centro cultural e histórico, porém já foi sede de diversas instituições importantes e foi o primeiro prédio público da cidade. Fundado em 1830, o local foi destinado inicialmente à cadeia, com apenas um pavimento térreo. Depois, com a transformação de Itapetininga em comarca em 1852, se tornou necessária a existência de um Fórum, que ganhou espaço no edifício, que foi ampliado com um novo andar cerca de 1877. Em 1906, o prédio deixou de ser cadeia e Fórum e passou a abrigar a Câmara e Prefeitura até 1989. Foi apenas em 1991 que ele se tornou o Centro Cultural e Histórico Municipal, abrigando inclusive peças raras do ex-presidente Júlio Prestes, nascido em Itapetininga. Hoje o local também tem oficinas musicais e exposições artísticas.
  • Catedral Nossa Senhora dos Prazeres: a igreja foi construída em 1946 e inaugurada em 1952 em frente à Praça Duque de Caxias. Ela é um dos maiores templos católicos do Estado de São Paulo, com 2,7 mil m². Ela teve sua pedra fundamental colocada em 16 de setembro de 1945 e levou mais de 20 anos para ser construída. Feita no estilo românico e em formato de cruz latina, com um batistério à esquerda, ela tem uma torre do lado direito e conta ainda com um cemitério, para sepultamento de padres que trabalharam na igreja.
  • Departamento de Estradas e Rodagem (DER): o prédio que hoje abriga o DER, já foi moradia do coronel Fernando Prestes de Albuquerque, que foi um político influente ocupando cargos de deputado estadual e federal, senador e governador de SP, foi também defensor da abolição da escravatura e criou o Instituto Butantan. Ele viveu lá até 1926, quando então vendeu o local para o Estado.

Itapetininga: Terra das Escolas

Escola em Itapetininga

Itapetininga também é muito conhecida como Terra das Escolas pela sua educação de qualidade e pela grande quantidade de escolas na cidade.

Dados de 2021 apontam que existem 131 escolas, sendo:

  • 26 escolas estaduais.
  • 83 escolas municipais.
  • 22 colégios particulares.

Além disso, Itapetininga também tem diversos cursos técnicos e faculdades nas modalidades presencial, híbrida e à distância. São:

  • 5 escolas técnicas com 26 cursos profissionalizantes;
  • 6 faculdades oferecendo 54 cursos de graduação;
  • E a faculdade de Medicina da USCS.

Onde fica Itapetininga

Itapetininga está localizada na região sudoeste do Estado de SP, na bacia do Alto-Paranapanema e é considerado o 3º maior município em extensão territorial do estado, com 1.789,35 km².

A cidade faz divisa com Guareí e Tatuí ao norte, Capão Bonito, São Miguel Arcanjo e Pilar do Sul ao sul, Alambari, Capela do Alto e Sarapuí ao leste e Campina do Monte Alegre, Angatuba e Buri no oeste.

Como chegar em Itapetininga (SP)

Se você quer saber como chegar em Itapetininga, a cidade fica a 170 quilômetros da capital e é possível chegar na cidade de carro, ônibus ou táxi.

Como é morar em Itapetininga (SP)?

Itapetininga é uma cidade tranquila, cultural e historicamente rica e bem localizada. Ideal para quem busca morar em uma cidade pequena, mas bem desenvolvida. Itapê, como também é chamada, tem apenas 167.106 habitantes (IBGE, 2020).

Cheia de história, como já falamos, Itapetininga é uma oportunidade para quem busca mergulhar em cultura, história e estudos.

O papel da Franciosi Imóveis na história de Itapetininga

Fachada da Franciosi Imóveis, imobiliária em Itapetininga.

Você sabia que a Franciosi teve um papel importante na história de Itapetininga? 

Os pais do Dr. Eres, fundador da Franciosi Imóveis, vieram da Itália para viver o sonho da nova terra. Mas, diferente da grande maioria dos imigrantes – que trabalharam na produção rural -, quando chegou no Brasil, seu pai trabalhou com um pouco de tudo. E foi na construção civil e na venda de casas onde se firmou.

O bairro Jardim Itália foi colonizado por estes imigrantes e até hoje possui muitas casas que foram construídas pela família Franciosi. Na época, o Dr. Eres, engenheiro, percebeu que deveria administrar os imóveis da família e as casas que já alugava. Então decidiu criar um local onde fosse possível realizar seu trabalho de engenharia, acompanhar a bolsa de valores, administrar os imóveis e, consequentemente, criar um ambiente para que as pessoas viessem, sentassem e conversassem. Naquela época, era comum haver este tipo de estabelecimento, um espaço de integração e geração de negócios. Foi assim que nasceu a Franciosi Imóveis, em 23 de agosto de 1983, fundada por Eres Paolo Franciosi.

Por isso, na Franciosi Imóveis, você conta com quase 40 anos de experiência no mercado imobiliário local e especialistas prontos para te ajudar. Conte com quem entende, fale conosco!

Leia também: Tipos de investimentos imobiliários: conheça quais são e como investir

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *