Praça movimentada em Itapetininga, São Paulo.

Itapetininga, São Paulo: como é morar e o que fazer para curtir a cidade

Se você quer saber como é morar em Itapetininga, São Paulo, esse texto é para você! O município nascido do tropeirismo é conhecido como Terra das Escolas e tem muito a oferecer para quem busca uma cidade tranquila, receptiva e em crescimento para viver no interior de São Paulo.

Olha o que você vai encontrar neste blog:

  • Como é Itapetininga
  • Oportunidades de carreira
  • Qual o melhor bairro para morar em Itapetininga
  • O que fazer em Itapetininga
  • O que comer em Itapetininga

Como é Itapetininga, São Paulo

Itapetininga fica na parte sudoeste do Estado de São Paulo e é considerado o 3º maior município de SP (em território). É uma cidade tranquila, bem localizada, com clima agradável e diversas oportunidades para quem mora aqui. Confira a seguir:

Geografia

Itapetininga tem um território que se estende por 1.789,35 km² e conta com uma geografia muito rica. Sua área é dividida em seis distritos (Conceição, Gramadinho, Morro do Alto, Rechan, Tupy e Varginha) e tem uma altitude média de 670 m do nível do mar.

Quanto à natureza presente no município, Itapetininga tem uma vegetação caracterizada pelo cerrado e campos limpos, sem a presença de serras, apenas com pequenas ondulações de terreno e extensas áreas planas. O principal rio que passa por Itapetininga leva o mesmo nome da cidade e tem 72 km de sua extensão dentro do município, sendo afluente do rio Paranapanema e nascendo perto da Serra de Araçoiaba. Além desse, alguns outros rios que também banham partes da cidade são: Paranapanema, Turvo, Tatuí, Sarapuí, Capivari, Alambari, Agudo, Ribeirão dos Macacos, Ribeirão do Pinhal, Ribeirão Grande, Ribeirão da Estiva e vários pequenos córregos.

Quantos habitantes tem a cidade de Itapetininga, São Paulo?

Itapetininga conta com uma densidade demográfica média de 80,65 hab/km², de acordo com o site da prefeitura de Itapetininga. Já de acordo com dados do IBGE de 2021, a população de Itapetininga, São Paulo, é de 167.106 habitantes.

Qual a cidade mais próxima de Itapetininga? 

Itapê está no interior de São Paulo e faz divisa com Guareí e Tatuí ao norte, Pilar do Sul, Capão Bonito e São Miguel Arcanjo ao sul, Alambari, Capela do Alto e Sarapuí ao leste e Campina do Monte Alegre, Angatuba e Buri a oeste.

Quantos km tem São Paulo a Itapetininga?

A distância de São Paulo a Itapetininga é de 170 quilômetros.

Clima

O clima em Itapetininga (SP) é o subtropical úmido, sendo caracterizado por temperaturas medianas com probabilidade de ventos vindos do sul e do sudeste e geadas fracas. A média anual em Itapetininga é de 20,9° C, com uma média de 25,7° C para máxima e 16,01° C para mínima. Durante o ano a cidade pode atingir uma média de 22° C nos meses mais quentes e de 15° C nos mais frios.

Quanto às chuvas, Itapetininga tem uma precipitação pluviométrica média de 1.212,2 mm por ano, sendo agosto o mês mais seco. Os períodos menos chuvosos vão de abril a setembro e os mais chuvosos são de outubro a março.

Oportunidades de carreira

Para quem busca uma oportunidade de carreira, a cidade é uma ótima opção, pois está em 26° entre 475 cidades brasileiras de médio porte no ranking da economia e conta com mais de 12 mil empresas ativas. Desses negócios, os principais ramos de atuação de Itapê são a área de alimentos, têxtil, química, moveleira, autopeças, recursos energéticos (incluindo gás natural), comércio, serviços e agronegócio, tendo o 12º maior PIB do agronegócio paulista.

Qual o melhor bairro para morar em Itapetininga?

Se você ainda não mora aqui, mas está planejando mudar para cá, saber qual o melhor bairro para morar em Itapetininga para você e suas necessidades é essencial. Porém, tudo depende do que você precisa e do seu orçamento. Para isso é importante contar com uma imobiliária qualificada e preparada para para te auxiliar nessa escolha, já tendo em mente as seguintes perguntas:

  • Se você já sabe onde irá trabalhar, busca um imóvel perto do seu emprego?
  • Prefere morar na região central para ficar perto de tudo ou em um bairro mais residencial?
  • Você gostaria de morar em uma casa ou apartamento?
  • Quantos quartos precisa? E garagem?
  • Tem algum outro requisito que o imóvel precisa ter para suas necessidades? Por exemplo, um escritório home office ou um coworking no condomínio.
  • Você quer alugar ou comprar um imóvel?

O que fazer em Itapetininga (SP)

Santa branca em uma colina em frente a casas de um bairro de Itapetininga.

Se você se pergunta o que fazer em Itapetininga, nós separamos uma listinha do melhor do turismo do local que atrai turistas todos os anos, mas que também é sucesso entre os moradores: festas religiosas, folclóricas, musicais e culturais e outros roteiros que valorizam o município e sua história. Confira 6 dicas com o que tem em Itapetininga para você curtir a cidade:

1. Celebrações religiosas

Itapetininga tem uma agenda cheia de eventos religiosos que já são tradicionais e atraem os cidadãos e turistas. Olha só algumas das festas mais conhecidas que você pode participar durante o ano:

  • Festa do Divino
  • Festa da Padroeira Nossa Senhora Aparecida
  • Espetáculo Teatral “A Paixão de Cristo”
  • Festa em Louvor a Santa Rita de Cássia
  • Festa de São João Batista
  • Festa da Exaltação da Santa Cruz

2. Turismo cultural

Além das festas religiosas, também existem algumas celebrações culturais que já são destaque em Itapetininga e acontecem anualmente:

  • Expoagro
  • Festa da Cerejeira
  • Festa do Milho
  • Festival Sertanejo Teddy Vieira
  • Evento em Comemoração à Semana da Consciência Negra

Além disso, também é possível aproveitar semanalmente a Feira da Lua, que reúne vendedores de artesanato e produtos orgânicos de Itapetininga nas quartas-feiras, no Largo dos Amores.

3. Área rural

Um dos destaques da economia de Itapetininga, como já mencionamos, é o agronegócio, que acaba sendo um atrativo para quem tem interesse nessa área de atuação. Também existem algumas propriedades da região que oferecem estadia e passeios que promovem o contato com o meio ambiente em trilhas ecológicas e outras atividades na natureza.

Um destaque aqui é o Rio Itapetininga, que atrai turistas que buscam lazer nos ranchos de pescaria.

ExpoAgro

Falando em agronegócio, Itapê oferece desde 1995 a Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Itapetininga anualmente, mais conhecida apenas como ExpoAgro. O evento é realizado pelo Sindicato Rural de Itapetininga, com o apoio e colaboração da Prefeitura, da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, da FAESP – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de são Paulo e do SENAR-AR, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

A ExpoAgro é um dos maiores eventos realizados na cidade e recebe milhares de turistas para participarem e curtirem os shows de música.

4. Negócios e comércio

Além do turismo de lazer, Itapetininga, São Paulo, também recebe turistas interessados nos negócios e comércios da cidade, sendo principalmente empresários, revendedores, engenheiros e comerciantes.

Itapê é destaque na área, pois aqui estão sediadas diversas grandes marcas, como: Lojas americanas, Pizza Hut, McDonald’s, Burger King, Marisa, Centauro, Renner, C&A, Smart Fit, 3M do Brasil, Baterias Moura, Duratex, Nisshinbo do Brasil, Tenda, Spani e Franciosi Imóveis.

5. Turismo na cidade

Agora, se você quer aproveitar para curtir a cidade, existem diversos clubes, restaurantes, praças e locais de lazer que você pode desfrutar. Além disso, existem algumas outras opções de turismo dentro de Itapetininga:

Centro Cultural e Histórico Municipal Basílio Ayres Aguirre

O Centro Cultural e Histórico Municipal Basílio Ayres Aguirre é um ponto muito bacana para quem gosta de arte, história e cultura visitar. O espaço conta com inúmeras exposições artísticas, musicais e teatrais, além de oferecer oficinas e cursos culturais para quem se interessa. Nele também estão abrigadas peças do ex-presidente nascido em Itapetininga, Júlio Prestes.

City Tour

Agora, se você busca conhecer um pouco mais da história da nossa cidade, o City Tour acontece durante os principais eventos turísticos sediados em Itapetininga. Nele você acompanha com guias especializados encenações de fatos históricos, pontos turísticos e conhece o patrimônio cultural local.

Festival do Boteco

O Festival do Boteco já é clássico de Itapetininga e ocorre todo ano próximo ao Carnaval, trazendo o melhor da culinária local e várias apresentações artísticas. O evento ocorre desde 2008 e é um sucesso!

6. O que comer em Itapetininga

Aproveitando que falamos do Festival do Boteco, não poderíamos deixar de mencionar o prato típico de Itapetininga, São Paulo: o Bolinho de Frango.

Feito com farinha de milho e recheado com frango, o bolinho é tradicional em Itapê e inclusive é considerado patrimônio cultural pela lei nº 4.982 de 3 de outubro de 2005.

More em Itapetininga

Fachada da Franciosi Imóveis em Itapetininga a noite.

Se você está planejando se mudar para Itapê, aproveite e clique aqui para começar suas buscas pelo imóvel ideal no site da Franciosi Imóveis, a maior imobiliária da região, e conte com nossos corretores especializados no mercado local!

Leia também: O que são garantias locatícias?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *