Como Decorar Apartamento Alugado? 

A decoração de um imóvel faz a diferença para que ele se torne um lar! Ela consegue trazer a personalidade dos moradores, deixando os ambientes mais acolhedores e intimistas. Mas como decorar um apartamento alugado? 

Sabemos que as reformas não podem ser feitas e, muitas vezes, é necessário seguir a estética definida pelo proprietário. Entretanto, você pode optar por decorações que possam ser desfeitas, como papéis de parede, objetos decorativos e até mesmo plantas, para dar vida aos ambientes. 

Quer entender mais sobre esse assunto? Então continue a leitura e saiba como decorar um apartamento alugado. Neste artigo, você encontrará:

Quais cuidados ter antes de decorar um apartamento alugado?

Antes de pensar na decoração de um apartamento alugado, é fundamental ter alguns cuidados, principalmente saber o que pode e o que não pode ser feito. 

Isso porque alguns proprietários permitem pequenas obras no imóvel, porém nenhuma delas pode alterar a estrutura do prédio, como quebrar paredes ou trocar janelas e esquadrias. 

Além disso, vale lembrar que é necessário conferir as regras do condomínio em relação a quais obras são permitidas e verificar todas as regras do contrato antes de iniciar a decoração, para se atentar ao que o proprietário permite.  Por isso, não se esqueça de escolher uma decoração que seja possível realizar no apartamento.

Casal pendurando um quadro na parede de uma sala.

5 dicas de como decorar um apartamento alugado

Sabendo o que é ou não possível fazer no imóvel, chegou a hora de se inspirar e anotar 5 dicas de como decorar o seu apartamento alugado. Aproveite para pesquisar tendências e ideias que possam te ajudar a trazer personalidade para o seu lar.  

1. Use objetos decorativos

Uma maneira de trazer a sua personalidade para os ambientes é por meio dos objetos decorativos. São opções infinitas, como almofadas coloridas, quadros decorativos, cortinas e tapetes de diversos formatos e tamanhos.

Outra dica, seja para decorar um apartamento pequeno ou imóveis maiores, é optar por trazer objetos pessoais para a decoração, como fotografias nas paredes ou até mesmo itens de valor sentimental, como objetos comprados em momentos especiais. 

Decore seu imóvel de maneira que os objetos fiquem dispostos em prateleiras ou estantes, pois assim podem ser removidos com facilidade — ideais para caso você precise se mudar para outro imóvel.

Objetos decorativos na sala de um apartamento, como quadros, vasos de plantas, tapetes, almofadas e mantas.

2. Opte por móveis com medidas padrões

Ter atenção com a mobília é um ponto importante para a decoração do seu lar. Vale a pena optar por móveis removíveis e com medidas padrões, que possam ser reaproveitados em futuros imóveis.

Então, na hora de escolher sofás, mesas, rack de TV, estantes e outras mobílias, é essencial avaliar o tamanho dos móveis, além do que combina com a decoração do seu lar. 

3. Pintura e adesivos de parede

Ao fim do contrato de locação, é comum que as paredes tenham que ser pintadas e renovadas. Por isso, pintar as paredes no momento em que você mora no imóvel pode ser uma boa ideia para trazer mais personalidade ao lar, pois é uma ação que pode ser desfeita com facilidade.

Você pode utilizar as cores e os estilos que mais lhe agradam, pintando uma das paredes para dar destaque a um ambiente. 

Mulher colocando papel de parede cinza.

Outra dica é optar por adesivos e papéis de parede, eles são ainda mais fáceis de instalar e proporcionam uma verdadeira transformação nos ambientes que são inseridos. Existem diversas estampas, que podem ser combinadas com quadros e objetos decorativos.  

Mas vale ressaltar que, ao final do contrato de locação, é importante verificar a pintura do local e entregar o imóvel exatamente como ele estava antes.

4. Iluminação

A iluminação pode transformar a decoração de um ambiente. Existem lâmpadas amarelas com tons mais quentes e lâmpadas brancas, com tons mais frios. Dependendo do seu estilo, isso faz a diferença na hora de decorar o imóvel.

É interessante optar por lâmpadas de mesa, luminárias de piso ou luminárias pendentes para criar um efeito elegante e aconchegante. 

5. Use plantas na decoração

As plantas são nossas principais aliadas na hora de decorar um apartamento alugado, além de deixar o ambiente charmoso, elas purificam o ar, proporcionando mais qualidade de vida aos moradores. 

Os vasos de plantas são ótimas opções para deixar o imóvel bem decorado, além de ser um objeto com fácil transporte, caso você se mude para outro lar. São várias as opções de plantas para cultivar dentro de ambientes internos e deixar a decoração ainda mais bela.  

Sala de estar com sofá e paredes brancos, quadros nas paredes e vários vasos de plantas em prateleiras e mesas.

Agora que você já conhece as principais dicas de como decorar um apartamento alugado, chegou o momento de pensar bem na decoração, para que além de um imóvel bonito você garanta conforto e bem-estar na rotina. 

Se você deseja saber mais sobre como cultivar plantas e trazer o verde da natureza para sua casa, vai gostar de conferir algumas dicas incríveis para manter plantas em ambientes fechados. 

Leia mais em nosso artigo: conheça 6 plantas para dentro de casa e como cultivá-las.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *