como construir a casa dos sonhos

Casa e Construção: como construir a casa dos sonhos

Se você quer saber como construir a casa dos sonhos, está no lugar certo! Nós preparamos um texto completinho para você escolher a melhor opção para realizar seu sonho de casa e construção. Para você encontrar a melhor opção, seja em terreno, com projeto personalizado ou construção pré-fabricada, seja reformando uma casa ou apartamento, é importante considerar alguns aspectos. Leia a seguir.

O que avaliar antes de comprar e construir

Antes de dar esse passo super importante na sua vida, é imprescindível levar em conta alguns pontos essenciais para a escolha do espaço ideal para solidificar seus planos.

Localização

O bairro e a vizinhança que você escolhe morar impactam diretamente no seu dia a dia, por isso, é indispensável pesquisar e visitar os arredores antes de assinar os papéis. Se você está procurando um lugar para morar aqui em Itapetininga, aproveite e inicie sua busca no nosso site clicando aqui.

Condomínio

Outro aspecto que impacta na decisão é escolher morar em um condomínio fechado ou não. O condomínio é uma opção atrativa especialmente se você busca segurança e áreas de lazer para toda a família. Lembre-se de avaliar esse quesito quando estiver buscando o seu terreno para construir!

Espaço

Tanto se tratando de terreno, quanto do imóvel em si, o espaço é outro fator determinante. Se você tem uma família grande, gosta de receber visitas e passa muito tempo em casa, um lugar amplo é ideal. Já se você não para muito em casa, prefere aproveitar as comodidades de um condomínio e não se importa em ter um espaço mais compacto, um studio pode ser o ideal para você.

Valor

Finalmente, mas não menos importante, o preço do terreno e/ou imóvel também deve contar na sua decisão. Afinal, os custos devem caber no seu bolso! Avalie seu orçamento e o tipo de financiamento que você deseja fazer para fechar um negócio vantajoso e saudável para suas finanças.

Depois de avaliar esses aspectos, é hora de partir para a execução do seu projeto.

Como escolher o terreno ideal

Se você sonha em construir uma casa do seu jeitinho, adquirir um lote é a melhor opção. Dessa forma, você pode optar por um projeto personalizado com um engenheiro ou arquiteto ou até escolher um modelo de casa pré-fabricada que combine com você.

Na hora de buscar, é importante saber como escolher o terreno ideal para a construção que você planeja fazer. Olha só alguns pontos para avaliar, além dos essenciais que já mencionamos anteriormente:

  • Informe-se sobre a qualidade e nivelamento do solo com um profissional em sondagem de terreno.
  • Avalie a incidência solar durante o dia.
  • Leve em conta a posição do terreno na quadra em relação a vizinhos e construções que possam gerar sombra no seu espaço.
  • Informe-se sobre as exigências do plano diretor da sua cidade para saber quais são as normas de recuo para construções.
  • Informe-se, em caso de terreno em condomínio fechado, sobre quais são as regras de construção.
  • Analise a infraestrutura da região em relação ao abastecimento de água, rede de esgoto e fornecimento de luz.
  • Entenda se há restrições para remoção de mata nativa no terreno na prefeitura da cidade.
  • Verifique toda a documentação do espaço antes de comprar.

Aquisição de terreno e construção: posso financiar meu projeto?

Se você quer construir sua casa do seu jeito, optar pelo financiamento para aquisição de terreno e construção é uma ótima forma de tirar seu projeto do papel, pois ele permite a compra do terreno em conjunto com o material de construção. É uma opção especialmente vantajosa se você busca alternativas que sejam mais leves no seu bolso para comprar e construir com tudo financiado.

A seguir separamos alguns tópicos e o que você precisa fazer para conseguir a liberação de crédito para essa linha de financiamento:

Faça uma simulação do financiamento imobiliário

Antes de escolher o terreno e desenvolver seu projeto, é importante que você conheça seu orçamento e qual porcentagem do valor terá que dar de entrada. Para isso, você pode fazer uma simulação de financiamento imobiliário ou análise prévia na imobiliária, no banco ou com um correspondente bancário. Aqui na Franciosi, contamos com um correspondente CAIXA especialmente para te ajudar ou você pode fazer sua simulação de financiamento direto no site da CAIXA clicando aqui.

Como funciona o pagamento da aquisição de terreno e construção

O financiamento em si pode ser parcelado em até 420 meses (35 anos), de acordo com a idade do solicitante. Mas, para saber como você terá que pagar as parcelas, é necessário que o engenheiro do projeto informe em quanto tempo o imóvel será entregue. Durante esse tempo de construção, você paga apenas um valor de juros sobre a obra. Por exemplo: se em 3 meses 15% da obra será realizada, nesse período você paga o equivalente a 15% da parcela do financiamento. Na sequência o valor vai aumentando de acordo com o progresso da obra até atingir 80%, que é o teto para financiamento.

Financiamento CAIXA para aquisição de terreno e construção: posso usar o FGTS?

Optando por essa modalidade de financiamento na CAIXA, você ainda pode utilizar seu FGTS para compor no valor do pagamento. Ele é feito pelo Sistema Financeiro de Habitação e tem como garantia a alienação fiduciária.

Nessa linha de financiamento, alguns pré-requisitos se aplicam:

  • A prestação não pode ser maior que 30% da sua renda familiar mensal bruta;
  • Você tem que ter capacidade civil e de pagamento;
  • Não pode ter recebido desconto do FGTS em outro financiamento habitacional.

Construindo no terreno: do zero

Essa é a melhor escolha para você que já tem a casa dos sonhos na sua cabeça ou deseja um projeto totalmente personalizado para as suas necessidades.

  1. Depois de ter o terreno escolhido e um orçamento definido, é importante contratar um profissional qualificado para realizar o projeto da sua casa, afinal, o acompanhamento técnico durante a construção é obrigatório por lei. Para isso, é importante buscar um arquiteto e um engenheiro para darem andamento ao projeto. O arquiteto irá projetar de acordo com suas ideias e o terreno escolhido, enquanto o engenheiro civil realizará as contas necessárias para colocar em prática o projeto do arquiteto, bem como cuidar da execução da obra. A dica chave aqui é buscar referências de profissionais e olhar os portfólios.
  1. Nesse momento, é essencial colocar a documentação do imóvel em dia antes de iniciar a construção. Para isso, os responsáveis pela obra deverão obter as licenças e alvarás, de acordo com as normas e exigências dos órgãos municipais.
  1. Também é importante contar com referência e experiência dos mestres de obra, pedreiros, pintores e outros trabalhadores que atuarão no desenvolvimento do projeto.
  1. Com todos os profissionais devidamente escolhidos e contratados, é necessário escolher e comprar os materiais da construção, com auxílio do arquiteto e do engenheiro.

Construindo no terreno: casa pré-fabricada

Para as casas pré-fabricadas, a execução do projeto funciona praticamente igual.

  1. Você também precisa de um profissional, seja uma construtora ou responsável técnico pela construção (engenheiro ou arquiteto).
  1. Porém, aqui, você escolherá entre modelos prontos que se encaixem no seu perfil, necessidades e no terreno.
  1. São os responsáveis pelo empreendimento que irão levar o projeto pronto à prefeitura para tirar todas as documentações necessárias para construí-lo.

Como fazer uma reforma para deixar seu lar com sua cara

Uma alternativa à aquisição de um terreno para construção é já comprar um imóvel pronto. Nele, você também pode apostar em uma reforma para deixar o espaço todo com a sua cara!

Em casa

Se você quer adquirir uma casa, pode apostar em um projeto de jardinagem exclusivo ou na construção de uma piscina, caso ainda não tenha e disponha do espaço. Além disso, você também pode fazer mudanças mais radicais, como a ampliação do imóvel, com a ajuda de um arquiteto ou apenas personalizar seu lar com auxílio de um designer de interiores.

Em apartamento

Para apartamentos, as opções são um pouco mais limitadas, já que não é possível fazer mudanças muito drásticas, pois pode acabar afetando a estrutura do prédio. Ainda assim, é possível contar com um arquiteto para algumas mudanças dentro do permitido, ter um projeto de design de interiores ou ainda optar por um apartamento em um empreendimento em lançamento que permita a personalização de unidades.

Construa seu sonho em Itapetininga

Depois de entender todos os passos e escolher qual caminho você quer seguir para construir sua casa dos sonhos, está na hora de colocar seu plano em prática. Um bom primeiro passo para sua jornada até a sua casa dos sonhos é começar a procurar por lotes, individuais ou em condomínios, para iniciar uma nova etapa da sua vida.

Aqui na Franciosi Imóveis temos quase 40 anos de atuação no mercado imobiliário local e funcionários especializados prontos para te ajudar. Conte com a gente!

Leia também: Vale a pena contratar uma imobiliária?

Leave a Reply

Your email address will not be published.