Documentos para compra de imóvel: confira quais são para se organizar

Adquirir o primeiro lar é um sonho de muitos brasileiros. Por isso, é importante saber em detalhes quais são os documentos para compra de imóvel. O processo de compra pode ser mais rápido e prático se o comprador já souber detalhes da documentação necessária. Com algumas orientações, já podemos garantir que não ocorram atrasos no processo.

Antes de iniciar o processo de compra, o comprador já precisa estar bem definido em relação a forma de pagamento. Uma vez que a compra através de financiamento imobiliário requer mais documentos no processo e até mesmo algumas especificações no imóvel físico para que a instituição financeira aprove o financiamento.

Para você estar preparado(a) para adquirir um novo lar, continue a leitura e saiba quais são todos os documentos para a compra de imóvel. Confira algumas modalidades que iremos abordar nesse artigo:

  • Documentos necessários para uma compra à vista
  • Documentos necessários para compra de imóvel financiado
  • Documentos para financiar imóveis com o FGTS 
  • Quanto custa a documentação na compra de um imóvel?
  • O que é comprovante de compra e venda de imóvel?
  • Como uma imobiliária ajuda no processo de compra de imóvel?

Documentos necessários para uma compra à vista

Confira a lista de documentos pedidos para o comprador e vendedor, pessoa física:

  • 1. Documento de identidade que conste o RG e CPF;
  • 2. Comprovante de residência;
  • 3. Certidão de Estado Civil: No caso de participante solteiro, apresentar a certidão de nascimento.
  • 4. Certidões negativas de Débitos, Protesto de títulos, Ações na Justiça Federal, Ações cíveis, dentre outras …

Lembrando que todas as certidões negativas exigidas no processo, são tiradas pela Imobiliária para garantir a viabilidade da venda, para ambas as partes.

Para o comprador ou vendedor, pessoa jurídica, é necessário:

  • 1. Documento oficial de identificação (original e cópia);
  • 2. Certidão Simplificada/Ficha Cadastral da Junta Comercial, Certidão Específica ou “Ficha de Breve Relato – FBR”;
  • 3. Para empresas LTDA ou EIRELI: contrato social e alterações registradas;
  • 4. Para empresas S/A: estatuto Social com última alteração e Ata Eleição última Diretoria publicada no D.O.U;
  • 5. Para empresas de firma individual: documento constituição e alterações registradas.

Documentos do imóvel:

  • Matrícula do imóvel atualizada (30 dias)
  • Certidão negativa de ITPU
  • Certidão negativa de débitos condominiais, se for o caso;
  • Planta ou projeto, se houver 

Documentos necessários para compra de imóvel financiado

Caso você não possua o valor integral para a compra do imóvel e necessite de um financiamento imobiliário, primeiro deve começar fazendo simulações de valores em instituições financeiras diferentes, para saber qual se encaixa mais no seu bolso. Lembrando que talvez você consiga taxas melhores, nos bancos que possuem mais relacionamento.

Além dos documentos básicos dos compradores e vendedores citados anteriormente, como identidade, comprovante de residência e certidão de estado civil, na solicitação de um financiamento habitacional junto a uma instituição financeira, os compradores precisam comprovar a capacidade de pagamento através de alguns comprovantes de rendimentos mensais, tais como: Holerite, declaração de IR, contrato de locação e recibos de aluguéis, entre outros.

Os comprovantes de rendimentos aceitos podem mudar de banco para banco.

Documentos do imóvel:

  • Matrícula do imóvel atualizada (30 dias);
  • Certidão negativa de ITPU;
  • Certidão negativa de débitos condominiais, se for o caso;
  • Projeto aprovado;

Em algumas situações, como de imóvel novo, o banco exige a apresentação de mais alguns documentos, tais como:

  • Memorial descritivo;
  • ART / RRT;
  • Habite-se, dentre outros;

Além disso, a propriedade precisa oferecer condições adequadas de moradia para que possa ser financiada. O imóvel em questão, passará por uma análise de um engenheiro credenciado ao banco, para ser aprovado para a garantia do financiamento. Qualquer pendência na documentação ou vício de construção, pode atrapalhar o financiamento.

Documentos para financiar imóveis com o FGTS 

Caso o interessado no imóvel, pessoa física, queira utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a compra, serão necessários os seguintes documentos:

  • 1. Extrato atualizado do FGTS;
  • 2. Comprovante de residência dos últimos três meses;
  • 3. Última declaração do imposto de renda;
  • 4. Cópia da carteira de trabalho comprovante mais de 3 anos de registros;

O que é um (a) Correspondente CAIXA?

O Correspondente é uma empresa contratada pela CAIXA para prestar serviços às imobiliárias em seu nome. Ele oferece suporte especializado sobre os serviços da instituição financeira e recebe capacitação e treinamento para atuar com os produtos CAIXA.
O Corresponde CAIXA procura facilitar o atendimento de todos os clientes da imobiliária, oferecendo a segurança para quem deseja comprar um imóvel.

Entre as vantagens oferecidas por um Corresponde CAIXA estão:

  • Agilidade nos processos;
  • Sem cobrança de taxas;
  • Horários diferenciados.

A Franciosi Imóveis é uma imobiliária preparada para te ajudar a encontrar a maneira mais vantajosa de adquirir o seu imóvel. Por isso, entre em contato conosco para conhecer o nosso Correspondente CAIXA.

Quem deve pagar o ITBI: comprador ou vendedor?

O ITBI, normalmente, é pago pelo comprador do imóvel. O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) é um tributo para legalizar a transferência de um imóvel para o novo dono. 

Cada município brasileiro possui um valor diferente para a taxa, já que ela é estabelecida pela prefeitura. É importante saber que a taxa máxima, estabelecida pela Constituição brasileira, é de 5%. Em geral, essa taxa varia entre 2% a 3% do valor de compra e venda.

Quem paga a escritura comprador ou vendedor

A escritura do imóvel é um documento que registra a legitimidade da transferência da propriedade. Assim como o ITBI, o valor da escritura normalmente é pago pelo comprador do imóvel se nada for discutido entre as partes.
Em casos de financiamento bancário, o contrato do banco já possui força de escritura, fazendo com que o cliente tenha que pagar apenas o ITBI e o registro.

Registro do imóvel

O valor é pago ao cartório de registro de imóveis após o pagamento do ITBI, sendo feito apenas uma vez para averbar na matrícula do imóvel, o registro da compra. Além disso, se for o primeiro imóvel do comprador, é possível obter uma redução de 50% no valor do registro, caso seja o primeiro financiamento pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

Quanto custa a documentação na compra de um imóvel?

Além do preço do imóvel, quem está se preparando para comprar um novo lar precisa colocar no orçamento os valores que precisam ser pagos para validar a documentação. 

Os custos da operação são basicamente estes:

  • ITBI: a porcentagem varia conforme o município onde está localizada a propriedade. Multiplique o valor de compra e venda x a porcentagem estabelecida;
  • Escritura: custo pré-estabelecido pelo Cartório de Notas, conforme o valor do imóvel;
  • Registro do imóvel: o valor varia de acordo com o estado onde está a propriedade, que será pago ao Cartório de Registro de Imóveis;
  • Avaliação de engenharia: Taxa bancária apenas para quem vai financiar o imóvel.

Como uma imobiliária ajuda no processo de compra de imóvel

Agora que você já sabe quais são os documentos necessários para comprar um imóvel, se sente preparado (a) para essa nova conquista?

Para isso, você pode contar com o apoio de uma imobiliária com experiência no mercado imobiliário, com recursos e especialistas para te ajudar. A Franciosi Imóveis atua em Itapetininga e região desde 1983 e, desde então, está em constante desenvolvimento. 

É importante garantir que todos os passos do processo de escolha, compra e documentação do imóvel estão sendo feitos por um profissional. Assim, fica mais fácil para que você não tenha problemas e possa aproveitar a sua nova vida no imóvel. Temos um departamento jurídico próprio, treinado para te ajudar com a regulamentos, análises e assinatura de contratos e documentos. Tudo para que você não precise se preocupar com as burocracias das instituições financeiras para finalizar a sua compra. 


Está precisando de ajuda para começar a escolher o seu novo lar? Entre em contato conosco!

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