Container para uso comercial: tudo o que você precisa saber antes de fazer esse investimento

O mundo está cada vez mais preocupado com a sustentabilidade e reutilização de materiais para evitar desperdícios e cuidar do planeta. Por conta de sua baixa vida útil para transporte de carga, que é de apenas quatro anos, os containers acabavam sendo descartados facilmente, inclusive de forma incorreta na natureza. Anteriormente utilizados mais pelo setor portuário, eles assumem nesse novo contexto o uso comercial como uma alternativa ecológica para estrutura de lojas.

Containers podem ser uma solução, visto que economizam tempo para a instalação do negócio, espaço para o empreendimento e dinheiro para a construção de uma obra do zero.

Se você tem interesse em contar com o container para uso comercial no seu negócio, vale continuar esta leitura! Neste artigo, vamos falar sobre as vantagens de utilizar containers para lojas, o que deve ser levado em consideração para esse processo e onde você pode posicionar esses containers. Vamos lá?

O que é um container?

Container, contêiner ou contentor é uma estrutura que surgiu com o intuito do transporte de carga. O equipamento é uma caixa, que pode ser feita de metal, madeira, aço, alumínio ou fibra, com dimensões específicas normalmente grandes, geralmente transportado por navios e trens.

Container ou contêiner?

Ambas as grafias estão corretas e significam a mesma coisa. A palavra “contêiner” é apenas uma versão em português da palavra “container”, que tem origem inglesa.

Neste texto, adotaremos a versão inglesa para nos referir à estrutura.

Tipos de loja em container

Os containers servem para diversos segmentos de negócios, veja alguns exemplos do que pode ser feito:

  • Escritórios;
  • Stand de vendas imobiliárias;
  • Lojas;
  • Lanchonetes;
  • Restaurantes;
  • Bares
  • Consultórios;
  • Enfermarias;
  • Almoxarifados.

6 vantagens do uso de container para lojas

Por algum tempo, pensava-se que os containers apenas poderiam ser usados para o transporte de cargas. Porém, mais recentemente, foram encontradas novas funções para esse tipo de estrutura, como por exemplo criar estabelecimentos comerciais. E esse tipo de estrutura tem apresentado ótima performance também nesses casos.

Confira algumas vantagens para o usar container para lojas e demais comércios:

1. Econômico

Os pontos de apoio necessários para criação de containers são mínimos e sua estrutura já vem, praticamente, pronta. Isso faz com que os gastos com mão-de-obra, transporte e tratamentos contra agentes externos sejam reduzidos. 

2. Resistência

Geralmente feitos de metal, madeira, aço, alumínio ou fibra, os containers são extremamente resistentes, podendo ser empilhados em até nove unidades, a depender da proposta do negócio.

3. Fácil locomoção e aproveitamento de espaços

Por serem compactos, os containers permitem um ótimo aproveitamento do espaço físico disponível. Mesmo que você tenha um pequeno terreno à disposição para instalar o seu container, há muito o que pode ser feito com esse tipo de estrutura.

Além disso, a locomoção deles acaba sendo fácil, pois os containers são modulares e leves, facilitando a sua mobilidade, que – a depender – pode ser feita com equipamentos comuns de carga e descarga.

4. Rapidez

Por possuírem estrutura modular, os projetos de lojas em containers são executados de forma mais rápida se comparados aos feitos por meio de métodos tradicionais de obras comerciais.

5. Sustentabilidade

A forma utilizada para a construção de containers é sustentável pelo fato de haver reaproveitamento de materiais, menos descarte na natureza e menos acúmulo de entulhos durante as obras.

6. Versatilidade

O proprietário ou locatário do terreno não precisa ficar preso a um projeto fixo com relação à montagem dos containers para uso comercial. Há grande versatilidade nesse tipo de estrutura, que facilita possíveis ampliações futuras.

Container para comércio: o que levar em consideração?

O uso de containers está cada vez mais presente na construção civil. Empresas têm visto esse tipo de estrutura como uma ótima solução para expansão de forma mais rápida, mais sustentável e mais econômica.

Mas, mesmo com tantas vantagens, o uso comercial dos containers ainda é visto com receio por parte dos empresários. Veja o que você deve levar em consideração se está pensando em fazer esse tipo de negócio.

Quais vão ser as atividades a serem realizadas no container?

A depender do tipo de empresa que será instalada, as necessidades da estrutura do container podem mudar. Qual o tamanho do container que é preciso? Ele vai precisar de isolamento térmico ou acústico? E quanto às instalações elétricas, o que será necessário?

Portanto, pense bem na finalidade do container para a sua empresa e discuta com profissionais especializados nesse tipo de empreendimento o que precisa ser incluído no projeto.

Por quanto tempo você pretende utilizar o container?

Essa também é uma pergunta que precisa ser respondida antes mesmo de o projeto começar a ser executado. O tempo estimado para a utilização do container afeta diretamente no orçamento do projeto.

Onde o container ficará?

Você não pode deixar o container em qualquer lugar. Além das permissões necessárias, é preciso analisar elementos como o nivelamento do terreno, pontos de energia elétrica, rede hidráulica, acesso para transporte na área escolhida.

Além disso, é necessário aprovação do projeto para abrir uma empresa em container por parte da Prefeitura do município onde o empreendimento será alocado. 

Terrenos em Itapetininga para seu container comercial

Independentemente do tipo de projeto que você está pensando para o seu negócio, a escolha do terreno deve ser feita com cautela, afinal, é essencial um tamanho mínimo para que esse terreno seja o suficiente para receber o container.

E é por isso que a assistência de gente que entende do assunto vai fazer toda a diferença. Se você está pensando em abrir a sua loja em container ou de maneira tradicional em um imóvel, em Itapetininga-SP, conte com a Franciosi!

Temos quase 40 anos de mercado, conhecemos a cidade e seus entornos e seguimos uma política de ética profissional focada em nossos clientes, buscando sempre oferecer os melhores negócios e atendimento.

Clicando aqui, você vê os terrenos disponíveis em Itapetininga. E, caso se interesse, fale conosco!

Leia também: Tipos de investimentos imobiliários: conheça quais são e como investir

Leave a Reply

Your email address will not be published.