Quer saber tudo sobre como funciona para colocar um imóvel na imobiliária para alugar? Esse tipo de negócio tem muitas vantagens para o proprietário do imóvel, além de evitar conflitos com o inquilino e o imóvel durante o processo de locação.
Se você deseja alugar o seu imóvel com tranquilidade, seguir o processo com a ajuda de uma imobiliária especializada é o caminho correto. Neste artigo, você lerá sobre:
- Como funciona para colocar um imóvel na imobiliária para alugar: passo a passo
- Como funciona o aluguel por imobiliária?
- Vantagens de colocar um imóvel na imobiliária
Como funciona para colocar um imóvel na imobiliária para alugar: passo a passo
A imobiliária ficará responsável pela comunicação entre o inquilino e o proprietário do imóvel, além de inúmeros processos durante a locação.
A seguir, te mostramos um passo a passo de como funciona para anunciar o seu imóvel com uma imobiliária.
Encontre uma imobiliária de confiança
A primeira etapa para colocar um imóvel na imobiliária para alugar é escolher uma empresa de confiança. A imobiliária ficará responsável por todo o processo de locação do imóvel, desde a escolha do profissional que irá realizar a vistoria do imóvel, a divulgação, a preservação do relacionamento entre proprietário e o inquilino, e a resolução de possíveis problemas durante a locação.
Por isso, escolher a imobiliária correta para anunciar o imóvel garante a boa administração do seu imóvel. Reunimos algumas dicas que você precisa saber para escolher a imobiliária certa.
- veja quais imobiliárias da cidade possuem placas pela cidade para divulgar a marca e os imóveis;
- verifique se a imobiliária realiza a divulgação dos imóveis em portais imobiliários e redes sociais;
- procure uma imobiliária que possua experiência no mercado imobiliário e entenda de todos os processos;
- pesquise se a imobiliária oferece suporte de serviços como assessoria jurídica.
Divulgação do imóvel
Após escolher a imobiliária, ela deve selecionar um profissional responsável para conhecer o seu imóvel e coletar os materiais necessários para a divulgação. Nessa etapa, serão realizadas fotos para apresentar as principais qualidades do imóvel, como os cômodos, espaço na garagem, a vista das janelas, os acabamentos etc.
Além disso, uma boa descrição deve destacar as principais características para atrair pessoas que realmente buscam por um imóvel como o seu.
Organize o imóvel para as visitas
Antes de alugar um imóvel, os futuros inquilinos precisam realizar uma visita ao imóvel para entender se ele é a opção correta. Por isso, o proprietário pode prepará-lo para destacar as melhores qualidades e mostrar todo o seu potencial.
Vistoria do imóvel
Antes da entrega das chaves para os novos inquilinos, a imobiliária deve realizar uma vistoria do imóvel. Essa etapa oferece uma referência de como está a propriedade antes de ser entregue para a locação.
Assim, é garantido que o inquilino receberá um imóvel com condições adequadas para morar e que, caso aconteçam danos durante o uso, a imobiliária consiga apresentar orientações para reformas e manutenções.
Assine o contrato de locação
Após aprovado na vistoria, o imóvel está liberado para ser alugado. O proprietário e o inquilino devem assinar o contrato de locação, que deve ser disponibilizado pela imobiliária, com todas as informações necessárias para garantir a legalidade e segurança de ambas as partes.
Após a assinatura do contrato, o inquilino pode realizar a mudança para o seu novo lar.
O que a imobiliária pode cobrar do locador?
A imobiliária pode cobrar do locador do imóvel a taxa de intermediação, assim como pagamento de custos durante o processo de locação, como despesas extraordinárias e Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).
O primeiro aluguel é da imobiliária?
Em geral, 30% a 100% do valor do primeiro aluguel do imóvel é direcionado para a imobiliária, variando de acordo com a empresa. Essa cobrança é destinada para quitar a taxa de intermediação da empresa e o investimento realizado para garantir a locação mais rápida do imóvel.
A taxa é usada para custos de produção de fotos profissionais, além do investimento em divulgação em meios offline, como placas, e online, com anúncios nas redes sociais e outras plataformas.
Como funciona o aluguel por imobiliária?
Caso o proprietário disponibilize seu imóvel para ser alugado com o auxílio de uma imobiliária, a empresa deve agir como uma intermediária na relação entre o inquilino e o proprietário do imóvel, além de prestar apoio jurídico e consultivo.
No começo do processo, a imobiliária deve disponibilizar os meios de divulgação que possui para garantir a locação do imóvel. Mesmo após o sucesso em assinar o contrato, o proprietário e o inquilino ainda terão auxílio para solucionar eventuais problemas e manutenções durante o processo.
Vantagens de colocar um imóvel na imobiliária
Muitas pessoas ainda se perguntam se vale a pena contratar uma imobiliária. É preciso destacar que as vantagens de colocar um imóvel na imobiliária são muitas e asseguram o inquilino e o proprietário durante a locação.
Reunimos todas as vantagens de colocar o imóvel na imobiliária a seguir:
- fotografia profissionais do imóvel;
- marketing especializado para a divulgação do imóvel;
- anúncios em múltiplos canais;
- garantia de aluguel;
- agilidade na locação;
- vistorias com empresa especializada;
- equipe capacitada;
- assessoria jurídica durante a locação;
- elaboração de documentos;
- economia de tempo e dinheiro para conseguir alugar;
- experiência no mercado imobiliário;
- atendimento especializado ao inquilino;
- solução de problemas e dúvidas do inquilino.
Anuncie seu imóvel sem burocracias com a Franciosi Imóveis
Com mais de 40 anos de atuação no mercado imobiliário de Itapetininga, os processos para a locação de imóveis da Franciosi são otimizados para que proprietários e inquilinos evitem burocracias.
Quer ter o seu imóvel divulgado em redes sociais e sites especializados, além de todo o suporte de profissionais especialistas em locação? Conte com a nossa equipe!