Escolas em Itapetininga: Conheça as Principais

A educação é a base para nosso futuro, ela nos dá a capacidade de questionar atitudes diante da sociedade, além de estimular a criatividade e proporcionar boas oportunidades no mercado de trabalho. Por isso, preparamos um conteúdo completo com as principais escolas de Itapetininga, a fim de que você conheça tudo sobre a rede de ensino de uma região que preza pela qualidade da educação, tornando-se referência no assunto. 

Se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura. Neste artigo, você encontrará:

Escolas em Itapetininga, SP

A história de Itapetininga conta com uma forte tradição educacional, que é refletida na boa estrutura das escolas, dedicação de professores e alunos, proporcionando mais qualidade de vida aos moradores. 

Essa valorização do ambiente escolar começou em 1894, com a criação da Escola Normal do estado de São Paulo, não só a primeira escola de Itapetininga, mas também do interior do estado, na época.

Anos depois, essa se transformou na renomada escola Peixoto Gomide, uma referência na cidade, que atualmente recebe alunos do ensino fundamental, médio e EJA. 

Além da tradicional Peixoto Gomide, Itapetininga conta com várias escolas espalhadas pela região.  

Imagem aérea da Escola Peixoto Gomide, em Itapetininga.

Quantas escolas têm em Itapetininga?

De acordo com dados levantados no ano de 2021, Itapetininga (SP) conta com 131 escolas, sendo 26 escolas estaduais, 83 escolas municipais e 22 colégios particulares.

Além das escolas, as faculdades em Itapetininga também são destaque, com modalidades presenciais e a distância (EAD), sendo cinco escolas técnicas com 26 cursos profissionalizantes, seis faculdades oferecendo 54 cursos de graduação e a faculdade de Medicina da USCS.

Escolas municipais em Itapetininga

As escolas municipais em Itapetininga garantem a qualidade do ensino das crianças desde cedo, com 83 escolas espalhadas pela cidade e aproximadamente 14 mil alunos no geral, segundo a Prefeitura. As principais escolas são: 

  • EMEF Adalberto Christo das Dores – Centro;
  • EMEF Profª Jandyra Vieira Marcondes – Centro;
  • EMEF Profª. Maria Aparecida Idálio – Vila Barth;
  • EMEI Profª Maria Francisca de Moraes Quarentei Cardoso – Centro;
  • EMEIF Valter Aliberti Junior – Centro.

 Escolas estaduais em Itapetininga

As escolas estaduais de Itapetininga dão continuidade ao ensino de qualidade das crianças. Segundo informações da Prefeitura, ao total, são aproximadamente 20 mil alunos nas 26 escolas da região, um número alto, que comprova que a educação é prioridade na cidade. As principais escolas são: 

  • Escola Estadual Peixoto Gomide – Centro;
  • Escola Estadual Adherbal de Paula Ferreira – Centro;
  • Escola Estadual Major Fonseca – Centro;
  • Escola Estadual Darcy Vieira – Vila Barth;
  • Escola Estadual Modesto Tavares de Lima – Jardim Paulista;
  • Escola Estadual Coronel Fernando Prestes – Centro;
  • Escola Estadual Abílio Fontes – Vila Rosa.

Escolas particulares em Itapetininga

Além de boas escolas públicas, há várias e ótimas escolas particulares em Itapetininga. Segundo a Prefeitura da cidade, são aproximadamente seis mil alunos frequentando as 22 escolas da região. As principais são:

  • Colégio Santa Maria – Jardim Fogaça;
  • Objetivo Itapetininga – Vila Nastri;
  • Colégio Alpis Veredas – Centro;
  • Instituto Imaculada Conceição – Centro;
  • Colégio Dom Bosco de Itapetininga – Vila Nova;
  • Colégio Eco Ville – Vila Francisca.

O que considerar antes de decidir por uma escola?

Antes de decidir qual a melhor escola para os seus filhos, é fundamental analisar alguns fatores que influenciam no desenvolvimento e na qualidade do ensino. 

Localização da escola

O primeiro passo é escolher uma escola com boa localização, o ideal é que a instituição esteja próxima à residência do estudante ou do trabalho dos pais, para facilitar o deslocamento no dia a dia. 

O caminho até a escola é um trajeto feito todos os dias, podendo afetar no desenvolvimento e aprendizado dos alunos. 

Estrutura

Outro ponto importante é a estrutura do colégio, ela é essencial para garantir a segurança e a qualidade do ensino dos estudantes. Vale a pena visitar o ambiente antes de realizar a matrícula e analisar se a instituição contempla boas salas de aula, carteiras, quadros e materiais de ensino. 

Além disso, é importante verificar como é a limpeza, organização e funcionalidade nas dependências da escola.

Equipe pedagógica

Os professores, diretores e a coordenação pedagógica, também são aspectos importantes para se atentar. 

É ideal que esses profissionais tenham uma formação na área da educação, pois isso faz a diferença na credibilidade e organização do ambiente escolar. 

Custo-benefício da instituição

No caso das escolas particulares, vale a pena analisar se o preço da mensalidade condiz com seu orçamento mensal e suas expectativas em relação à instituição. 

É fundamental que se tenha um equilíbrio entre uma boa escola e parcelas acessíveis, garantindo um bom custo-benefício. Tudo dependerá da renda familiar e do padrão de vida que a família possui. 

Atenas do Sul: educação de qualidade em Itapetininga

Por ser referência na qualidade do ensino, Itapetininga recebeu o carinhoso apelido de “Atenas do Sul”.

Isso porque, na antiga Atenas, a educação era uma ferramenta para formar pessoas mais críticas e reflexivas, uma maneira de contribuir positivamente com a sociedade da época, fato que até hoje tem grande relevância na cidade, algo que se assemelha a Itapetininga.

A educação de qualidade une Atenas e Itapetininga, nossa Atenas do Sul Paulista, pois nessa região de São Paulo, também se acredita que com a educação e boas escolas, é possível contribuir com a sociedade, além de proporcionar mais qualidade de vida para a população. 

Itapetininga é reconhecida por oferecer aos seus moradores oportunidades de desenvolvimento educacional, com escolas públicas e privadas de qualidade. 

Por isso, além de ser conhecida como Atenas do Sul, também é chamada de “Terra das escolas”. Apelidos que mostram como a região está atrelada ao ensino de qualidade. 

Tudo isso tem impacto positivo, não só na vida de cada indivíduo, mas na sociedade como um todo.

Morar em Itapetininga (SP) é ter a certeza de viver com muita qualidade de vida para toda família, com boas escolas, faculdades e oportunidades de desenvolvimento profissional. 

Se você pensa em morar na cidade, ou melhor, na Atenas do Sul Paulista, a Franciosi está aqui para te ajudar. Temos uma seleção com os melhores imóveis de Itapetininga para vender ou alugar. 

Mãe e filhos sentados juntos próximos a uma mesa olhando para cadernos e livros. O texto à esquerda diz "More em Itapetininga: Confira os imóveis disponíveis!"

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *