Corretor entregando a chave de um novo imóvel para um casal

Qual o papel do corretor de imóveis? Entenda a importância desse profissional no mercado imobiliário

Encontrar o imóvel perfeito para viver bem nem sempre é uma tarefa simples. É necessário dedicar tempo e conhecimento para buscar o lar ideal, que atenda a todas as suas necessidades. Por esse motivo, contar com a ajuda de um corretor de imóveis especialista pode tornar essa jornada muito mais eficiente e segura. Esse profissional tem o papel de facilitar a vida de seus clientes e tirar todas as dúvidas sobre a negociação, pois estão preparados para acompanhar desde a escolha do imóvel até a assinatura do contrato. Quer entender mais sobre isso? Continue a leitura e saiba mais!

Nesse artigo, você encontrará: 

Afinal, qual a importância do corretor de imóveis?

Comprar ou alugar um imóvel envolve muitos aspectos, desde a motivação emocional dos futuros moradores até aspectos materiais e financeiros. São vários fatores relevantes que podem surgir e contratar uma imobiliária especialista no mercado faz muita diferença na hora de realizar esse objetivo. 

Além de auxiliar a encontrar o imóvel que mais se encaixa com o perfil do comprador ou do locatário, o corretor de imóveis  é preparado para sanar dúvidas relacionadas a localização dos imóveis, documentações necessárias para assinatura de contrato, condições de pagamentos e modelos de financiamento, bem como questões específicas sobre o processo de aluguel ou compra. 

Isso torna a jornada mais ágil e segura, pois esses profissionais estão preparados e contam com conhecimento sobre as legislações vigentes no mercado imobiliário.   

Corretor de imóveis cumprimenta um casal em um novo imóvel.

Atribuições do corretor de imóveis

Para entender melhor qual o papel de um profissional, é preciso saber sobre as atribuições que ele está apto a oferecer aos seus clientes. No mercado imobiliário não é diferente. 

É essencial saber qual a função dos corretores e corretoras de imóveis, para entender como esses profissionais podem auxiliar você no momento de comprar ou alugar um imóvel. Acompanhe a seguir as atribuições dos corretores:  

Entender o objetivo do cliente

Antes de tudo, é importante que o profissional saiba o que seu cliente está procurando, ou seja, ele deve levantar as informações essenciais para entender qual o perfil do comprador ou locatário. Esse é o passo inicial para tornar a trajetória do cliente mais eficiente. 

Avaliar os imóveis

Com base no perfil do cliente e no que ele procura, o próximo passo do corretor é levantar todos os imóveis que se encaixam na situação.  É o momento de avaliar as opções disponíveis, sugerir tipos, tamanhos e localizações que agradem o comprador ou locatário. Além disso, ele também deve informar sobre valores pré-definidos para possíveis negociações e condições de pagamento. 

Nessa atribuição, também podemos destacar que o profissional é responsável por marcar agendamentos e visitas aos imóveis de interesse do cliente. Os corretores de imóveis contam com um vasto conhecimento e experiência de mercado, por isso, a ajuda na avaliação é importante para que você encontre o imóvel ideal para seu objetivo.   

Verificar a documentação necessária

Uma das etapas mais importantes na hora de comprar ou alugar é a documentação necessária para fechar um bom negócio. Muitas pessoas podem ter dúvidas sobre o que é necessário apresentar e comprovar. 

Por isso, uma das atribuições essenciais de um corretor de imóveis é auxiliar nesse processo de documentação. O profissional estará ao seu lado para informar quais documentos você precisará separar, além de como funcionam as condições de pagamento, linhas de crédito disponíveis e tipos de financiamentos imobiliários,  proporcionando mais segurança e tranquilidade no processo. 

Orientar o cliente para fechar um bom negócio

Com o imóvel escolhido, a documentação separada e a forma de pagamento definida, o próximo passo é a assinatura do contrato e o fechamento de um bom negócio.

O corretor de imóveis faz a intermediação entre as partes envolvidas no contrato e reúne as informações que você precisa saber a respeito da aquisição ou locação do imóvel, tudo é detalhado. Assim, você consegue saber quais são seus deveres e direitos após a assinatura do contrato. 

Vantagens de contar com um corretor de imóveis

Após entender melhor a função do corretor de imóveis e conhecer suas atribuições, fica fácil entender que ter um especialista ao lado faz a diferença e traz diversas vantagens.

A principal delas é a segurança que esse profissional proporciona em um momento importante para diversas pessoas. Os corretores seguem à risca o Código de Ética da classe, além de cumprir a legislação vigente no mercado imobiliário, garantindo que você feche um bom negócio sem estresse, problemas e burocracias.

Os corretores podem te alertar acerca da segurança e risco do negócio, pois é ideal que estejam atentos às atualizações que ocorrem no mercado.  

Outra vantagem é que, considerando a experiência de mercado desses profissionais, eles possuem um olhar mais apurado para os imóveis. Sendo assim, conseguem encontrar opções que se encaixam com facilidade a cada perfil de cliente, aumentando as chances de que você encontre o imóvel ideal. 

 

A importância de um profissional credenciado

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis – CRECI – é o órgão que ampara os profissionais e fiscaliza a atuação no mercado imobiliário. A fiscalização do Conselho é feita com o intuito de garantir qualidade, segurança e excelência no exercício da profissão.  

O que é um CRECI imobiliário? 

O CRECI imobiliário é um certificado que comprova a aptidão do profissional em exercer a profissão, ou seja, é a validação da participação no Conselho Regional de Corretores de Imóveis. 

Para obter esse certificado, o (a) corretor (a) deve fazer curso superior ou técnico relacionado ao mercado imobiliário, como Transações Imobiliárias, Gestão de Negócios Imobiliários ou outros cursos reconhecidos pelo CRECI.

Conte com a expertise da Franciosi

Se você deseja o auxílio de um profissional para encontrar o imóvel ideal em Itapetininga e região, conte com a expertise do time de corretores da Franciosi, são profissionais comprometidos e dedicados com um trabalho de qualidade, unidos pelo objetivo de ajudar na busca pelo imóvel perfeito. Converse conosco e saiba mais! 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *