5 Dicas de Decoração Para Cozinha: Confira Ideias Para Transformar Este Cômodo

Seguir algumas dicas de decoração para cozinha pode ajudar você a tornar esse cômodo um dos favoritos do seu lar. Por ser uma das áreas comuns, há adaptações que precisam ser feitas para agradar a todos os moradores, incluindo a decoração. 

Por isso, separamos as principais orientações para tornar esse ambiente mais singular, bonito e agradável para você aproveitar durante o seu cotidiano.

A seguir, confira 5 dicas de decoração para esse cômodo e as principais indicações sobre como aplicá-las.

Neste artigo, você encontrará:

Dicas de decoração para cozinha

Há indicações para decorar a cozinha que podem ser usadas para ambientes pequenos ou grandes. A principal dica é buscar por maneiras que vão deixar o ambiente mais convidativo, sem esquecer da praticidade que os moradores devem encontrar neste cômodo.

1. Entenda qual o seu estilo de decoração favorito

Uma dica para decorar a cozinha é entender qual o seu estilo de decoração favorito. Existem diversas opções, com características diferentes em relação ao uso de objetos, texturas, cores e materiais, que podem influenciar a escolha de móveis para a cozinha.

Alguns dos estilos de decoração são:

  • boho: uso de peças artesanais e vintage, tons terrosos, referências hippies, mistura de texturas e uso de materiais naturais;

  • contemporâneo: móveis modernos, superfícies lisas e linhas retas, tons neutros, minimalismo;

  • retrô: móveis com pé de palito, cores vibrantes, placas e murais decorativos;

  • rústica: paredes com tijolos aparentes, armários escuros, muita madeira e tons terrosos;

  • clássica: decorações antigas e sofisticadas, itens com detalhes e paredes com tons sóbrios;

  • maximalista: mistura de estilos diferentes, uso de cores vibrantes e muitos objetos decorativos;

2. Invista em itens de decoração

Para transformar a cozinha, invista em itens que complementem o seu estilo de decoração. Escolha por itens de materiais que não serão facilmente danificados durante o cotidiano e que possam deixar o ambiente mais agradável.

Itens para decorar a cozinha 

Além disso, quadros e plantas pequenas, enfeites de cerâmica, madeira ou aço, e itens artesanais podem deixar as paredes e bancadas mais bonitas.

3. Decore as paredes

Decorar as paredes da cozinha é uma das maneiras de deixar o ambiente mais interessante. Devido a fatores como gordura, vapor e fumaça, a escolha deve ser pensada para oferecer funcionalidade no momento da limpeza e garantir a sua durabilidade.

Como decorar a parede da cozinha?

Os melhores revestimentos para decorar as paredes da cozinha são resistentes à água, fáceis de limpar e duráveis.

Os adesivos de parede são opções práticas para aplicar, já que causam menos sujeira, a limpeza pode ser feita com um pano úmido e tem ótima durabilidade, além de deixar o ambiente com mais personalidade. Os adesivos de parede também são indicados, principalmente, para inquilinos com dúvidas sobre como decorar um apartamento alugado, sem precisar gastar dinheiro com a renovação após o encerramento do contrato. 

Também é interessante pensar no uso de revestimentos, como pastilhas, cerâmicas e ladrilhos para decorar toda ou apenas uma parte das paredes da cozinha. Os revestimentos são mais duráveis que adesivos de parede, além de oferecer diversas opções de textura, cores e tonalidades.

É importante lembrar que obras na estrutura do imóvel não podem ser feitas sem a permissão do proprietário. De acordo com a Lei do Inquilinato, o imóvel deve ser devolvido, no fim do contrato, nas mesmas condições que tinha no início do processo de locação. 

Nesta etapa, o auxílio da imobiliária é essencial para manter um canal de comunicação aberto entre o proprietário e inquilino, além de resolver todas as dúvidas sobre quais reformas podem ou não ser realizadas no imóvel.

4. Itens de organização 

Itens de organização são essenciais para garantir a praticidade da cozinha para os moradores do imóvel. Cestos, potes e outros compartimentos também são aliados para decorar as paredes, bancadas e prateleiras, além de garantir a conservação dos alimentos.

Para escolher os itens ideais, procure aqueles que são necessários para deixar o ambiente organizado, mas que funcionam em conjunto com o tema que está sendo proposto para a cozinha. Procure itens de organização com texturas, materiais, cores ou tonalidades parecidas com os armários e os revestimentos das paredes.

Ideias baratas para organizar cozinha

Confira algumas opções para organizar a cozinha sem gastar muito:

  • opte por potes de vidro ou plástico para organizar os alimentos nos armários;
  • use caixas organizadoras para guardar panos, panelas e outros utensílios de cozinha;
  • coloque suportes nos armários para guardar xícaras, bowls e pratos;
  • separe um espaço exclusivo para armazenar pequenos potes de tempero.

5. Opte por iluminação adequada para a cozinha

Além de investir na iluminação natural para proporcionar bem-estar aos moradores do imóvel, a iluminação indicada para a cozinha consiste em lâmpadas de LED brancas.

As luminárias de LED são a opção ideal para ambientes onde há maior gasto de energia, já que este dispositivo proporciona a redução dos gastos por ter maior eficiência energética que as lâmpadas comuns, além de durarem por muito mais tempo. 

A luz branca é a ideal para ser usada em áreas comuns do seu lar, como a sala, varanda, banheiro e, é claro, a cozinha. Esse tipo de iluminação estimula o foco e oferece a sensação de amplitude aos ambientes.  

Como decorar uma cozinha pequena?

A decoração para apartamentos pequenos pode ser uma oportunidade para otimizar os espaços e o bem-estar dos moradores do imóvel. A decoração de uma cozinha pequena deve ter paredes de tons claros, para proporcionar a sensação de amplitude, assim como lâmpadas brancas, que oferecem o mesmo resultado. 

Armários aéreos, prateleiras e nichos são as opções ideais para evitar que o espaço de movimentação da cozinha fique reduzido, além de garantir espaço para guardar temperos, bowls e outros itens.

Como fazer uma decoração de cozinha grande?

Em cozinhas grandes, uma boa dica é ter uma ilha, facilitando a circulação na cozinha. Um fogão ou cuba podem ser colocados para deixar o ambiente mais dinâmico, além de valorizar o espaço disponível.

Na parte de baixo, podem ser guardados itens essenciais para cozinhar, como talheres, panelas e pratos. Também é possível incluir uma mesa ou banquetas na ilha, para celebrações e almoços em família.

Outra dica para aproveitar o espaço seria a inclusão de uma cristaleira — para deixar o ambiente mais elegante —, uma mini adega termoelétrica para vinhos e uso de cores e tonalidades diferentes nas paredes e nos móveis para garantir a sensação de conforto, mesmo em um ambiente mais aberto.

Descubra mais dicas de decoração no blog 

Gostou deste conteúdo? Se você está procurando por mais indicações de como renovar os cômodos do seu imóvel, continue a sua leitura no blog da Franciosi Imóveis para descobrir as principais tendências e dicas de decoração.

Cozinha de um apartamento pequeno decorada, com o texto à esquerda "Dicas de decoração para apartamento pequeno"

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *